SLOW E QUICK MOTION

Embora não sejam recursos inovadores, alterações de movimento são comumente utilizadas nas diversas modalidades do audiovisual

Por Emerson Calvente

A gravação Slow e Quick Motion tornou-se muito conhecida com o aumento da oferta de camcorders com o recurso de gravação de frame rates variáveis (em Inglês, variable frame rates).

De maneira simplificada, os efeitos visuais produzidos são conhecidos pelos espectadores leigos como “câmera lenta” e “movimento acelerado”. Frequentemente vemos tais efeitos em comerciais para a TV e vídeos empresariais, embora também sejam comuns em outras modalidades de audiovisuais.

Algumas situações tornaram-se “clichês” exemplares desses efeitos: o movimento acelerado das nuvens e da posição do sol (ou dos carros e pedestres em uma metrópole). Belas paisagens naturais também são temas comuns em gravações no modo Slow e Quick Motion.

Porém, a alteração do movimento não é uma técnica nova. Muitas câmeras de cinema (película) permitem a filmagem com quantidades variáveis de quadros por segundo. Em vídeo, chamamos de frame rate a quantidade de quadros, ou frames, gravados ou exibidos por segundo. A frame rate de gravação é chamada de recording frame rate. A frame rate de reprodução é chamada de playback frame rate. A frame rate é expressa em “fps – frames per second”, o que significa quadros por segundo.

Atualmente, há muitas camcorders de diversos fabricantes que oferecem tal recurso. Há até aparelhos de telefonia móvel (celulares) que gravam com frame rates variáveis. Neste artigo, veremos como gravar no modo Slow e Quick Motion com a camcorder Sony PMW-EX3.

FORMATOS

A PMW-EX3 possui 13 opções de formatos de gravação. O formato HQ grava com bit rate de 35 Mbps VBR. O formato SP grava com bit rate de 25 Mbps CBR. Mas, cuidado: não confunda frame rate com bit rate, que é a taxa que indica a quantidade de bits que trafega por segundo em um sinal digital.

Ambos os formatos, HQ e SP, permitem a gravação no modo entrelaçado (i) ou progressivo (P). Quando um formato de vídeo HQ Progressivo é selecionado, é possível gravar com frame rates diferentes da reprodução, ou seja: frame rate de gravação diferente da frame rate de reprodução.

Exemplos: se o formato de gravação selecionado for HQ 720/24P, gravando-se com frame rates entre 1 e 23 fps, ocorrerá o efeito visual “movimento acelerado” ou Quick Motion durante a reprodução. Porém, gravando-se com frame rates entre 25 e 60 fps, ocorrerá o efeito visual “câmera lenta” ou Slow Motion.

Dica: para obter melhores resultados em Slow Motion, selecione o formato de gravação HQ 720/24P e a frame rate 60 fps. Você obterá um registro lento e suave dos movimentos e poderá acelerá-los, se desejar, na edição.

Os resultados serão sempre muito superiores aos obtidos através da simples alteração da velocidade da reprodução. Porém, atenção: não é possível gravar no modo Slow e Quick Motion nos formatos de gravação de vídeo entrelaçados ou SP. Exemplos: HQ 1080/60i, HQ 1080/50i, SP 1080/60i, SP 1080/50i ou SP 1080/24P.

AJUSTES PREPARATÓRIOS

  1. Pressione o anel S&Q Motion por mais de 1 segundo. Atente à localização do anel na “figura 1”. Você verá, no visor eletrônico, a indicação S&Q Motion e, logo abaixo, as indicações dos frame rates de gravação e reprodução. Por exemplo: “29/24 fps”. Veja essas indicações na “figura 2”.
  2. Ajuste o frame rate de gravação girando o anel S&Q Motion. No formato 1080, o frame rate pode ser ajustado entre 1 e 30 fps. No formato 720, entre 1 e 60 fps.

Pronto! Quando você completar os ajustes preparatórios, a gravação poderá ser iniciada! Você não poderá alterar o ajuste de frame rate durante a gravação. Porém, se necessário, basta pausá-la e fazer as alterações que desejar. O Timecode será gravado sempre no modo Rec Run. Ao pausar uma gravação com velocidade baixa de frame rate, é possível que a gravação não pare imediatamente. Para cancelar o modo de gravação Slow e Quick Motion, basta pressionar o anel S&Q Motion.

VÍDEOS GRAVADOS NO MODO S&Q MOTION

Selecionei dois exemplos de vídeos gravados com a camcorder Sony PMW-EX1, um modelo anterior à PMW-EX3. Ambos são de autoria de Philip Bloom, talentoso diretor de fotografia inglês, com diversos trabalhos ao redor do mundo.

O primeiro filme chama-se South Bank HD e o segundo, The Trench HD. Em ambos foi utilizado o adaptador “Letus35 Extreme”, que permite a conexão de lentes 35mm à camcorder. No site Vimeo, não se esqueça de manter a opção “HD IS ON” e ampliar o tamanho da janela de visualização para aproveitar melhor a experiência de exibição. Divirta-se assistindo às imagens de Philip Bloom e utilizando o modo de gravação Slow e Quick Motion!