Mostra ChinaBrasil exibe 12 filmes com entrada franca no RJ
PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO TERÁ EXIBIÇÃO DE LONGAS-METRAGENS CHINESES E BRASILEIROS, OFICINA DE ROTEIRO, TALK SHOW E DEBATE SOBRE DIREITOS AUTORAIS
Principal parceiro comercial do Brasil, a China é celebrada no Rio de Janeiro com a realização da Mostra de Cinema ChinaBrasil nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo. Com entrada franca, o evento exibe 12 longas-metragens, sete nacionais e cinco chineses, mostrando a diversidade da cinematografia de ambos os países, e ainda promove uma oficina de roteiro com Regiana Antonini (“Doidas e Santas” e “Uma Pitada de Sorte”) e Homero Mendes (“Treme-Treme”, “Baby e Rose”, “Clodovil”); um talk show com o também roteirista Marcelo Saback e Regiana Antonini e um debate sobre Direito Autoral dos Criadores do Audiovisual. A curadoria da Mostra é de Antonio Leal (diretor e idealizador do CINEfoot) e do documentarista Hélio Pitanga (“Arpoador”/2016 e “Som, Sol e Surf”/18).
Idealizada por Arthur Chen, empresário chinês naturalizado brasileiro, a mostra tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os dois países, abrindo espaço para a difusão do cinema chinês para o público carioca. “Hoje, China e Brasil têm uma parceria de sucesso na área de comércio exterior de produtos, mas na área cultural e de turismo pode melhorar”, acredita Arthur, que nasceu na província Zhejiang, na China, mas está no Brasil há mais de 30 anos.
A China tem produções de sucesso que não deixam nada a dever às hollywoodianas, acredita Chen, além de um público fiel que faz com que algumas produções alcancem resultados expressivos nas bilheterias. “Queremos ampliar o intercâmbio cultural e licenciar os filmes nacionais apresentando-os a nossa cultura chinesa e estimulando coproduções de ambos os lados. A ideia é transformar a Mostra de Cinema ChinaBrasil em um festival itinerante de cinema e transformá-la em uma “vitrine” permanente para o público e mercado audiovisual de ambos países”, completa.
Entre os filmes chineses integrantes do evento estão alguns dos maiores sucessos de bilheteria do país, como “Detetive Chinatown” (2015), de Chen Sicheng, primeiro filme da franquia que já rendeu mais de US$ 500 mil; e o tocante longa de Huo Meng, “Atravessando a Fronteira- Zhaoguan” (2018), ganhador dos prêmios de melhor diretor e de melhor ator, para Taiyi Yang, no Festival Internacional de Cinema de Pingyao de 2018.
Do lado brasileiro, produções inéditas ou que participaram de circuitos de arte e de festivais de cinema. Entre as obras selecionadas que demonstram a diversidade do cinema nacional contemporâneo estão o inédito “Diminuta” (2019), de Bruno Saglia; “Beatriz” (2019), de Alberto Graça, e filmes premiados como “Antes Que eu Me Esqueça” (2018), de Tiago Arakilian; “Por trás do Céu” (2017), de Caio Soh; “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” (2012), de Vinicius Coimbra, e “Love Film Festival” (2016), de Juancho Cardona, Manuela Dias e Vinicius Coimbra. O único documentário é “A Jornada da Vida – Rio Yangtsé” (2018), de Sonia Bridi.
No dia 23, a Mostra de Cinema ChinaBrasil promove uma oficina de roteiro ministrada pelos roteiristas Regiana Antonini (“Doidas e Santas” e “Uma pitada de sorte”) e Homero Mendes (“Treme-Treme”, “Baby e Rose”, “Clodovil”)de 14h às 17h30m e um talk show com o também roteirista Marcelo Saback (“De Pernas por ar 3”, “Loucas para Casar” e “S.O.S Mulheres ao Mar”)e Regiana Antonini de 18h às 19h30m. Dia 25, é a vez de um debate sobre “Direitos Autorais e os Criadores do Audiovisual” com os cineastas Sylvio Back, Antonio Fontoura e Ricardo Pinto, a roteirista Sylvia Palma e o advogado Daniel Pitanga, de 15h às 17h30m. Para todos eventos são necessárias inscrições prévias meia-hora antes no cinema.
HOMENAGENS
O evento presta também uma homenagem aos trabalhadores da indústria audiovisual dos dois países, através da premiação aos participantes dos longas-metragens nas categorias ator, atriz, roteirista, montagem, diretor, diretor de fotografia e diretor de arte. Há ainda a premiação para cooperação audiovisual. A premiação acontece em evento fechado no dia 26 de setembro.
Categorias Homenageadas:
FILMES NACIONAIS
Prêmio homenagem de cooperação audiovisual: Sonia Bridi por “A Jornada da Vida – Rio Yangtsé”
Prêmio homenagem ator: Carlos Vereza e Reynaldo Gianecchini por “Diminuta”
Prêmio homenagem atriz: Marjorie Estiano por “Beatriz”
Prêmio homenagem diretor: Vinicius Coimbra por “A hora e a Vez de Augusto Matraga”
Prêmio homenagem roteiro: Manuela Dias por “Love Film Festival”
Prêmio homenagem diretor de arte: Kennedy Mariano por “Por Trás do Céu”
Prêmio homenagem montagem: Quito Ribeiro por “Antes que Eu Me Esqueça”
FILMES CHINESES
Prêmio homenagem ator: Yáng Tàiyì –por “Atravessando a fronteira-Zhaoguan”
Prêmio homenagem diretor: Wang Wei por “Dragão de Aço”
Prêmio homenagem roteiro: Ráo kūnhuá por “MUQILING Ⅱ”
Prêmio homenagem diretor de fotografia: Du Jie por “Detetive Chinatown”
Prêmio homenagem montagem: Marco Mak por “Aliança Kung Fu”
FILMES PARTICIPANTES
ALIANÇA KUNG FU/KUNG FU LEAGUE
De Liu Zhenwei
Com Ashin, Kwok-Kwan Chan, Madina Memet, Andy On, Yu-Hang To, Wenzhuo Zhao
2018 – Ação/Comédia – 102 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: O quadrinista Fei Ying Xiong convoca quatro mestres lendários do Kung Fu para aprender o mais alto nível de artes marciais e ajudá-lo a conseguir conquistar sua amada.
Um projeto premiado na seção Pitching do Festival Internacional de Cinema de Cannes New Chinese Talents Fund em 2013, Beijing International Film Festival em 2012, China-Australia Co-Production Forum em 2011, China-Korea Co-Production Forum em 2011 e Young Generation Fórum de Cineastas na China em 2010.
ATRAVESSANDO A FRONTEIRA- ZHAOGUAN/CROSSING THE BORDER-ZHAOGUAN
De Huo Meng
Com Yunhu Li, Taiyi Yang
2018 – Drama – 94 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Durante as férias de verão, Ningning, um menino de sete anos, foi enviado de volta ao campo para ser cuidado por seu avô de 70 anos chamado Li Fuchang. Porém, Fuchang descobre que um velho amigo havia sofrido um derrame e estava morrendo. Então decide levar o neto em uma viagem de moto para visitar seu amigo que mora há milhares de quilômetros de distância. No caminho, a dupla irá cruzar com um caminhoneiro rabugento de meia-idade e um velho apicultor solitário. Em contato com essas pessoas, avô e o neto conduzirão um diálogo filosófico sobre a morte e a memória.
Premiado no Festival Internacional de Cinema de Pingyao (2018).
DETETIVE CHINATOWN/DETECTIVE CHINATOWN
De Chen Sicheng
Com Wang Baoqiang e Liu HaoRan
2015 – Ação / Comédia – 135 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Qin Feng sempre sonhou em ser um grande detetive, mas nunca conseguiu ingressar na academia de polícia. Frustrado, ele viaja para Bangkok, Tailândia, para encontrar seu primo Tang Ren. Porém, após uma noite de bebedeira, os primos passam a ser considerados os principais suspeitos de um assassinato. Começa assim uma aventura para descobrir os verdadeiros culpados pelo crime, ao mesmo tempo em que a dupla precisa fugir da polícia e da máfia.
Premiado no 23º Festival de Cinema Universitário de Pequim (2016), China Film Index Festival (2016), 53º Golden Horse Awards (2016), entre outros.
DRAGÃO DE AÇO/DRAGON FORCE
De Wang Wei
Com Zhāng Yechuān e Li Tuan
2013 – Anime / Aventura / Ficção Científica – 120 minutos
Classificação: livre
Sinopse: Em 2026 D.C um plano de invasão alienígena ameaça todo o planeta. Para salvar a todos, o Dr. J e o policial Idong organizam a força secreta Dragões de Aço.
MU QI LING 2 – MUQILING II
De Rao Yuhua
Com Zhou Siming e Wei We
2016 – Anime / Aventura / Ficção – 133 minutos
Classificação: livre
Sinopse: “Mu Qiling 2” é a segunda parte da série de desenhos animados “Mu Qi Ling”. A história é baseada nas aventuras de fantasia de Luo Fei, Ling Xi e os elfos vegetais, que conta a história de Mu Qiling escoltando o Espírito Santo para o mar para purificar a poluição marinha. O filme transmite o conceito de proteção ambiental verde e promovendo a harmoniosa simbiose entre humanos e plantas.
A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
De Vinicius Coimbra
Com Fernanda Montenegro, João Miguel, José Wilker, José Dumont, Chico Anysio, Irandhir Santos
2016 – Drama – 106 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Augusto Matraga (João Miguel) é um fazendeiro orgulhoso, valente e mulherengo, que está à beira da falência. Sua esposa Dionóra (Vanessa Gerbelli) resolve abandoná-lo com a filha do casal, ao receber uma proposta feita por Ouvídio Moura (Werner Schunemann). A situação faz com que Augusto fique enfurecido e parta para a casa de Ouvídio, em busca de vingança. Lá ele é espancado pelos capangas de Consilva (Chico Anysio), que o marcam com ferro e o atiram em um precipício para morrer. À beira da morte, Augusto é encontrado por um casal, que cuida de sua recuperação. Cinco anos depois ele deixa o local, completamente mudado.
Premiado no Festival do Rio (2011), Los Angeles Brazilian Film Festival (2012), Troféu APCA (2015) e Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2015).
A JORNADA DA VIDA – RIO YANGTSÉ
De Sonia Bridi
Direção de fotografia: Paulo Zero
2018 – Documentário –
Classificação: Livre
Sinopse: Uma viagem pelo Yangtsé, o rio que definiu o caráter da civilização chinesa. Desde as montanhas do Himalaia à foz, passando por Xangai, esse documentário revela a história construída em cinco mil anos, e as transformações vertiginosas por que a China passa nos últimos 40 anos. Como o rio foi importante na domesticação do arroz, o surgimento das primeiras cidades, a ligação entre regiões num país continental. E ainda hoje é uma veia por onde corre boa parte das riquezas da nova potência mundial.
ANTES QUE EU ME ESQUEÇA
De Tiago Arakilian
Com José de Abreu, Danton Mello, Mariana Lima, Guta Stresser
2018 – Comédia – 95 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Aos 80 anos de idade, Polidoro (José de Abreu) é um soberbo juiz aposentado que vive sozinho e mal tem contato com o filho Paulo (Danton Mello), pianista fracassado. Quando sua filha mais próxima, Bia (Letícia Isnard) entra com uma ação para interditá-lo, ele decide investir seus fundos numa boate de striptease em Copacabana.
Premiado no Agenda Brasil Milão (Milão/Italia) (2018), no Festival Golden Rooster & Hundred Flowers Film Festival (2018), Festival de Cinema de Xangai (2018) e no Festival Internacional de Praga (2019).
BEATRIZ
De Alberto Graça
Com Marjorie Estiano, Sergio Guizé, Beatriz Batarda, José Barato
2019 – Romance – 97 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse: Marcelo (Sérgio Guizé), um escritor, e Beatriz (Marjorie Estiano), uma advogada, se mudam para Lisboa. A moça logo encontra um emprego em uma empresa portuguesa, mas seu marido não tem tanta sorte em começar a escrever o seu novo romance. Quando finalmente decide como tema da história o ciúme, tem como inspiração sua própria esposa. Para que o livro seja uma trama de sucesso, Beatriz resolve ajudá-lo: seu objetivo é construir uma personagem feminina que alimente a criatividade do escritor, só que ela vai longe demais, vivendo situações intensas e comprometedoras em uma vida dupla sem controle.
DIMINUTA – INÉDITO
De Bruno Saglia
Com Reynaldo Gianecchini, Giancarlo Giannini, Carlos Vereza e Deborah Evelyn.
2019 – Drama – 94 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: O saxofonista Cristiano (Reynaldo Gianecchini) cresceu em uma pequena cidade da Itália, com seu pai, Marco Aurélio (Giancarlo Giannini), que sempre incentivou o talento musical do filho. Depois da morte do pai, Cristiano vem para o Brasil para morar com o tio. Ele se casa com Júlia (Deborah Evelyn), constrói uma família e se torna um corretor de seguros, mas segue tendo uma forte ligação com a música. Porém, por conta de uma série de acontecimentos, Cristiano acaba retornando à Itália e se apaixona por Clarice (Clarice Alves), alguém que vai motivá-lo a superar todos os obstáculos pelo seu sonho.
LOVE FILM FESTIVAL
De Juancho Cardona, Manuela Dias e Vinicius Coimbra
Com Leandra Leal, Nanda Costa, Eduardo Moscovis, Manolo Cardona
2016 – Romance – 96 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse: Luzia (Leandra Leal), uma roteirista brasileira, e Adrián (Manolo Cardona), um ator colombiano, se conhecem e se apaixonam em meio a um festival de cinema. Uma história de amor que é desenvolvida em outros cinco encontros, todos eles em festivais de cinema ao redor do mundo. Nessa mistura de ficção e realidade, tudo é possível, e o casal revive cenas românticas de filmes.
POR TRÁS DO CÉU
De Caio Soh
Com Nathalia Dill, Emílio Orciollo Neto, Renato Góes, Paula Burlamaqui, Roberto Bomtempo
2017 – Drama – 104 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em um lugar tomado pela extrema pobreza, Aparecida (Nathalia Dill), mulher forte do sertão, vive cheia de sonhos e esperança. Enquanto o marido Edivaldo (Emilio Orciollo Neto) leva uma vida amargurada por uma tragédia do passado, a jovem decide tomar uma atitude que pode mudar sua trajetória para sempre: partir para a cidade grande.
Premiado no 20ª CinePE (2016) e 11º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo (2016).
PROGRAMAÇÃO DIA A DIA
Dia – 23
14h às 17h30m- Oficina de Roteiro
14h30m- Abertura
15h- Filme de abertura – A jornada da vida – Rio Yangtsé
16h30m- Muqiling II
18h às 19h30m- Talk show de roteiro – Marcelo Saback e Regiana Antonini
19h- A Hora e a Vez de Augusto Matrega
21h30m- Aliança Kung Fu
As inscrições para workshop e talkshow devem ser feitas meia-hora antes do início das atividades no cinema.
Dia – 24
15h- Film Festival
17h- Detetive Chinatown
19h40m- Antes Que Eu me Esqueça
21h30m- Beatriz
Dia – 25
14h30m- Inscrições para o debate
15h às 17h30m – Debate “Direitos Autorais e os Criadores do Audiovisual”
15h- Dragão de Aço
17h20m – Por Trás do Céu
19h30m – Atravessando a Fronteira- Zhaoguan
21h30m – Pré-estreia DIMINUTA
As inscrições para o debate devem ser feitas meia-hora antes do início das atividades no cinema.
SERVIÇO:
Mostra de Cinema ChinaBrasil
Dias: 23,24 e 25 de setembro
Local: Espaço Itaú de Cinema
Horários: a partir das 15h – exibição dos filmes
Praia de Botafogo, 316 – Botafogo
Entrada franca – retirada de ingressos meia-hora antes de cada sessão