Mulheres Fazem Cinema: quatro filmes com protagonismo feminino para ver no Telecine

0
Mulheres Fazem Cinema
"E.T - O Extraterrestre": Melissa Mathison foi a responsável pelo roteiro do filme

Ainda em busca de um filme marcante para conferir? Que tal enaltecer o protagonismo feminino na sétima arte?

Do terror à ficção-científica, para valorizar a presença das mulheres em diferentes áreas do cinema, o Telecine destaca quatro filmes imperdíveis para ver na plataforma ou em exibição no Telecine Cult no mês de setembro.

As Boas Maneiras

Disponível no streaming do Telecine

Clara vive na periferia de São Paulo e é contratada por Ana para cuidar de seu filho ainda não nascido. Uma atmosfera de tensão é criada conforme a gestação avança, e Ana passa a mostrar comportamentos sinistros nas noites de lua cheia.

Direção: Juliana Rojas, Marco Dutra
Elenco: Marjorie Estiano, Isabél Zuaa, Miguel Lobo, Gilda Nomacce, Eduardo Gomes, Cida Moreira
Alemanha. Brasil. França. 2017. Terror Nacional. 135 min.
Link no Telecine

Mulheres Fazem Cinema – Diretora: Juliana Rojas

Juliana Rojas é roteirista, diretora e montadora, formada em cinema pela Universidade de São Paulo (USP). Em seis anos de carreira, teve obras aclamadas pela crítica especializada. “As Boas Maneiras” recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, em 2017, enquanto “Sinfonia da Necrópole”,  recebeu o prêmio do júri de Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado em 2014. 

As Herdeiras

(Las Herderas)
No Telecine Cult, terça-feira (17), às 20h10, e no streaming do Telecine

Chela (Ana Brun) e Chiquita (Margarita Irún), herdeiras de famílias abastadas do Paraguai, vivem da venda de seus bens. Quando Chiquita acaba presa por dívidas jamais acertadas, a até então submissa e reclusa Chela precisa se virar e começa por acaso a prestar serviço para um grupo de senhoras ricas como motorista. Logo a nova realidade, e especialmente a exuberante Angy (Ana Ivanova), a quem conhece durante o trabalho, afetam os interesses, prioridades e atitudes da taxista amadora.

Direção: Marcelo Martinessi
Elenco: Ana Brun, Margarita Irun, Ana Ivanova, Nilda Gonzalez
Paraguai. Uruguai. 2018. Drama Independente. 98 min.
Link no Telecine 

Mulheres Fazem Cinema: Protagonistas Femininas 

A protagonista, Chela (Ana Brun), é uma mulher de meia-idade que põe seus bens à venda após a prisão de sua única companheira, Chiquita (Margarita Irún). Ela então passa a trabalhar como taxista. A partir daí, o público pode acompanhar sua jornada de autoconhecimento, dirigindo pelas ruas da cidade e guiando suas clientes – todas mulheres – enquanto ouve suas histórias.

E.T. O Extraterrestre

(E.T. The Extra-Terrestrial)
No Telecine Cult, dia 24, às 22h, e no streaming do Telecine

Uma amizade inesperada surge entre o menino Elliott e um pequeno alienígena que ficou perdido na Terra. Decidido a proteger seu novo amigo com a ajuda dos irmãos, Elliot tenta fazer com que o extraterrestre volte em segurança para seu planeta natal.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace
EUA, 1982. Família. 113 min. 
Link no Telecine 

Mulheres Fazem Cinema – Roteiro de Melissa Mathison

Melissa Mathison foi a responsável pelo brilhante roteiro do icônico “E.T O Extraterrestre”, filme pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Roteiro, em 1982. Mathison também foi a roteirista de “O Corcel Negro” (1979), “O Pequeno Mágico” (1982), “A Chave Mágica” (1995) e escreveu ainda o roteiro de “Kundun” (1997), filme de Martin Scorsese sobre a juventude do Dalai Lama.

Thelma & Louise

(Thelma & Louise)
No Telecine Cult, dia 29, às 00h10, e disponível no streaming

Louise trabalha como garçonete e vive um relacionamento conturbado com o músico Jimmy. Thelma é casada com Darryl, que deseja que ela seja a perfeita dona de casa. Cansadas da vida que levam, as amigas decidem pegar a estrada para fugir da rotina. Mas, tudo se complica quando elas cometem um crime.

Direção: Ridley Scott
Elenco: Susan Sarandon, Geena Davis, Harvey Keitel
EUA, FRA, GB, 1991. Aventura. 128 min. 
Link no Telecine

Mulheres Fazem Cinema – Callie Khouri, roteirista

Esse clássico girl power do cinema conta com roteiro de Callie Khouri, vencedora do Oscar de Melhor Roteiro em 1992 e também do Golden Globe no mesmo ano. Callie também escreveu o filme “O poder do amor” (1995) estrelado por Julia Roberts e escreveu, dirigiu e produziu diversos episódios da série de TV “Nashville” entre 2013 e 2018. 

Veja Também