SÉRIE EXPÕE DIFICULDADES DO CINEMA NACIONAL

0
Foto: (Divulgação)

Em 13 episódios, “Cine Barato” mostra todas as dificuldades que os profissionais da indústria audiovisual encontram para financiar produções

Na próxima segunda-feira (10), estreia às 21h, no Prime Box Brazil, a série documental “Cine Barato”. Dirigida pelo cineasta Álvaro Andrade, a produção acompanha a jornada do cinema brasileiro contemporâneo de baixo orçamento.

Em 13 episódios, a história revela como são produzidos os conteúdos audiovisuais, onde podem ser vistos e os desafios que os produtores enfrentam no limite da falta de dinheiro para pagar contas.

Para retratar essa realidade, as filmagens foram feitas durante visitas aos sets de filmagens à margem dos principais polos de cinema do país, em festivais cinematográficos, produtoras e ilhas de edição.

O conteúdo apresenta uma série de entrevistas com cineastas de gerações diversificadas para abordar temas como leis de incentivo, relação entre profissionalismo e amadorismo, direitos autorais, cinemas feitos na periferia e interior do país, relação entre trash e o punk e a importância do audiovisual indígena.

Vale ressaltar ainda que, assim como a realidade que aborda, o documentário foi gravado utilizando baixo orçamento. “A série não tem um formato definido, por isso tivemos de encontrar soluções para problemas específicos. Cada episódio foi uma aventura diferente, produzido por uma equipe pequena, mas talentosa. Alguns entrevistados vieram a trabalhar na produção e eu também acabei me tornando personagem”, conta o diretor Álvaro Andrade.

E acrescenta: “No fim, o maior acerto acabou sendo a escolha dessas pessoas. São artistas de muito talento e conhecimento nos temas abordados. A série acabou virando um grande debate sobre orçamento, cinema e sobrevivência, realizada com total liberdade, improviso e amor pelo cinema”, encerra.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here