As inscrições para a 16ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora, já estão abertas e terminam no dia 18 de agosto

As inscrições para a 16ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, já começaram. Os diretores estreantes, que estiverem interessados em participar, devem seguir alguns pontos para garantir uma vaga até o dia 18 de agosto.

Os interessados devem se cadastrar no site (primeiroplano.art.br), criando um login com senha. Depois basta acessar o cadastro e começar a inscrição. O realizador, produtor ou responsável deve enviar o link onde esteja disponível o filme, informando a senha para o e-mail inscricoes@primeiroplano.art.br. Ou enviar o curta por DVD, até o dia 18 de agosto, pelos correios para o endereço: Av. Presidente Itamar Franco, 728, sala 503, Centro, Juiz de Fora.

 

É possível se inscrever para a Mostra Competitiva Regional, que reúne os curtas-metragens realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata, ou para a Mostra Competitiva Mercocidades, que exibe os filmes dirigidos por cineastas estreantes dos países que fazem parte da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador). Em ambos os casos, as produções devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2016, com duração máxima de 20 minutos.

Na Mostra Competitiva Regional, os participantes que são universitários ainda podem concorrer ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que vai premiar o vencedor com R$ 9 mil para realizar uma nova produção. Para a Mostra Mercocidades, o festival é voltado exclusivamente para diretores que estão estreando na função.

O Primeiro Plano 2017 tem previsão de ocorrer no final do mês de outubro, em Juiz de Fora.