Shutterstock e WMcCann se unem em iniciativa em prol da inclusão

Shutterstock e WMcCann se unem em iniciativa voltada a prol inclusão

Com o projeto Re_Modelar, a agência e a plataforma criativa global almejam destacar o povo negro como protagonista em conteúdos publicitários

Com o objetivo de dar protagonismo a profissionais negros em campanhas publicitárias e conteúdos editoriais produzidos no País, a agência WMcCann e a plataforma criativa global Shutterstock firmaram uma parceria que irá abrir caminhos para que os fotógrafos negros possam ocupar espaços nas plataformas criativas, a partir de uma perspectiva negra.

“Há muito caminho a percorrer, mas esses pequenos passos podem ser responsáveis para uma indústria de comunicação mais inclusiva e diversa”, diz Beatriz Lopes, diretora de arte da WMcCann e idealizadora do projeto, que nasceu durante a primeira turma de mentoria para mulheres negras da agência.

Beatriz Lopes, diretora de arte da WMcCann, é a idealizadora do Re_Modelar

Mentoria

O projeto ganhou o nome de Re_Modelar e fará uma mentoria de 12 fotógrafos que produzirão conteúdos exclusivos dedicados a destacar o povo negro como protagonista em materiais publicitários. Isso contribuirá para uma maior diversidade na plataforma criativa global da Shutterstock, que, hoje, conta com mais de 390 milhões de imagens. A iniciativa também irá permitir que a população negra esteja mais presente na experiência de busca dos clientes por meio de coleções especiais em destaque.  Assim, tanto a WMcCann como a Shutterstock reforçam seu compromisso com a diversidade e a inclusão.

Gabriella Cerqueira, Estrategista de Conteúdo para América Latina da Shutterstock, ressalta que, sendo uma plataforma global inteligente, a empresa almeja se assegurar de estar fornecendo conteúdo que represente fielmente o mundo ao redor, além de empoderar publicitários e marcas com ferramentas e insights.

“Desejamos contribuir para a criação de campanhas representativas, que possam influenciar pontos de vista e gerar mudanças significativas”, afirma Gabriella. “Selecionamos profissionais com muito cuidado e atenção para garantir que o nosso objetivo fosse alcançado. Será uma honra ter em nossa plataforma o trabalho desses 12 fotógrafos. Eles poderão incentivar a produção de campanhas e editoriais com profissionais negros em todo o país, criando oportunidades e aumentando a conscientização.”

A Estrategista de Conteúdo para América Latina da Shutterstock, Gabriella Cerqueira, destaca que será uma honra ter na plataforma da Shutterstock o trabalho de 12 fotógrafos negros

Um novo olhar

Entre os profissionais selecionados para o trabalho, estão: Aline Rufino (@alinerufino), Danrley Igor (@danrleyigorph), Ellen Oliveira (@_ekfotografia), Gabriel Frank (@frnkgabriel), Gabriel Lima (@gabriellima.ph), Gisamara Oliveira (@newkidsontheblack), Hugo Chaves (@oguh_1), Leticia França (@negale.ph), Leticia Silva (@leticiasilvafotos), Lucas de Freitas (@prazerfreitas), Matheus Trindade (@trindatrampos) e Rafael Rodrigues (therafao).

O Re_Modelar irá trazer um novo olhar para a publicidade brasileira, agente responsável pela construção da sociedade. Além da inclusão, a representatividade também é a palavra-chave do projeto que entende a necessidade de identificação da população brasileira. Reforçando que estereótipo não é representatividade, o projeto ainda incentiva que fotógrafos produzam cada vez mais materiais que deem protagonismo ao povo negro. A partir de hoje (17 de janeiro de 2022), a plataforma Shutterstock inicia a mentoria com os 12 fotógrafos. O Re_Modelar ainda conta com ações nas redes sociais do projeto (@vem_re_modelar) para sua divulgação.

You don't have permission to register