TARSILA DO AMARAL GANHA EXPOSIÇÃO NOS EUA

MoMA inaugura exposição de Tarsila do Amaral no domingo | Foto: Timothy A. Clary / AFP / CP

Um dos principais nomes do modernismo no Brasil, a artista está com suas obras expostas no MoMA

Quando se fala em modernismo no Brasil, sem dúvida, Tarsila do Amaral (1886- 1973), é uma das principais referências. “Eu quero ser a pintora do meu país”, declarou a artista através de uma carta enviada aos pais em abril de 1923, sem saber que, na verdade, estava fazendo quase que uma profecia.

Agora, as obras da pintora estão expostas desde a última semana, no famoso MoMa – Museu de Arte Moderna de Nova York. A exposição intitulada: “Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil” (“Tarsila do Amaral: Inventando a Arte Moderna no Brasil”), ficará em cartaz até o dia 3 de junho.

O público americano poderá contemplar mais de 130 obras da artista, envidas pelos curadores, e incluem desenhos, fotos e algumas das suas mais famosas pinturas. Além disso, cartas e documentos também vão estar expostos no evento.

“A exposição é o reconhecimento do AIC e do MoMA de que a obra de Tarsila é um dos tesouros do modernismo brasileiro. Mas, ainda mais importante, de que é também obrigatória para a compreensão da arte moderna global”, afirmou a curadora do AIC Katja Dominique Rivera, em entrevista ao jornal O Globo.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here