TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO: ON-CAMERA

Iluminação On-Camera é somente o que você estiver observando para dar a uma tomada escura um apelo adicional ou um pouco de luz

Texto: Kleber Mota

Veja algumas técnicas de iluminação que podem ser usadas para conseguir a iluminação On-Camera, essa técnica brilha bem na face do personagem e dá a tomada a explosão de luz necessária. Durante as vezes em que muita luz artificial dura existe na tomada, mas pouca luz natural está disponível, a iluminação On-Camera realmente se destaca.

A iluminação
A iluminação em si pode ser muito pequena mais dura. A iluminação On-Camera brilha de forma intense diretamente sobre o sujeito. A luz pode variar desde a que vem embutida na filmadora, a que você pode comprar a parte. De qualquer forma, é uma ferramenta valiosa e precisa ser usada da forma correta.

Se estiver pensando em comprar um sistema de iluminação extra, pense em suas necessidades e na quantidade de tempo que você estará colocando em uso. Alguns sistemas oferecem opções de energia, redução de brilho, ajuste de inundação, correção de cores e difusão. Outra coisa a lembrar é que se você não fizer muitas filmagens que necessitem de iluminação On-Camera, então você não precisará gastar muito dinheiro com isso.

A montagem
Existem várias opções para a montagem da iluminação. Enquanto algumas pessoas escolhem apenas montar a luz acima da câmera, montar em um tripé pode ser muito efetivo também. Outra opção é comprar suportes extras para anexar a fonte de luz em um poste.

Quando estiver pensando sobre o sistema de montagem, determine onde e como você planeja usar a iluminação On-Camera. Montar bem em cima da câmera é melhor para quando você quiser usar a iluminação como a luz do olho. Mas se tiver que ser uma luz chave, você pode querer apensar a luz a um poste acima e um pouco para o lado do nível do olho do sujeito.

A energia
A fonte de energia é imperativa quando for escolher a luz On-Camera certa. Você irá querer uma que tenha sua própria fonte de energia externa. Se ela extrai a energia da câmera pode descarregar a bateria rapidamente. A fonte de energia deve lhe fornecer portabilidade e opções de recarga. Existem várias que possuem baterias recarregáveis; procure por uma delas.

Conclusão
O uso da iluminação On-Camera necessita de precisão e técnica. Você não irá querer ficar muito perto do sujeito de modo que não aja claridade nos olhos. Você também não irá querer ficar muito longe de modo que a iluminação não seja efetiva. Não existe uma medida precisa de onde colocar a luz, então preste atenção a sua tomada. Trabalhe com o monitor de modo que você possa ver o ponto onde o sujeito esteja confortável e você tenha a tomada perfeita. Além disso, tente evitar a luz do teto para remover as luzes durar sobre o sujeito. Lembre-se que a iluminação On-Camera é dura e brilhante e pode realmente adicionar muito brilho ao rosto do sujeito.

Veja Também