Documentário brasileiro ‘Uruguai na Vanguarda’ tem pré-estreia em Montevidéu

0
Uruguai na Vanguarda
Uruguai na Vanguarda: documentário brasileiro sobre os movimentos sociais uruguaios.

Antes de chegar aos cinemas do Rio de Janeiro, em agosto, na mostra “Cavideo 22 anos”, o documentário URUGUAI NA VANGUARDA, de Marco Antonio Pereira, terá o privilégio de fazer sua première mundial em Montevidéu. As sessões serão de 11 a 14 de julho (quinta a domingo), às 21h, no Sodre – Auditório Nelly Goitiño, no Centro da capital uruguaia, próximo à Plaza Indepedencia.

URUGUAI NA VANGUARDA (Brasil, 2019, 72 min) mostra como os movimentos sociais no Uruguai se organizaram ao longo dos anos e conquistaram, no governo do presidente José Mujica, a legalização do cannabis, do matrimônio igualitário, do aborto e a Lei de Cotas para Afrodescendentes. Com a participação de cientistas políticos e sociais, historiadores, ativistas, educadores, políticos e artistas, o filme vai atrás das raízes desses movimentos que colocaram o pequeno país da América do Sul na linha de frente da justiça social no século XXI. 

A sessão na mostra “Cavideo 22 anos” será no dia 9 de agosto (sexta), no Estação NET Botafogo. Logo depois, o filme entra em cartaz no Rio de Janeiro.

O carioca Marco Antonio Pereira é fundador e diretor da Urbano Filmes, produtora audiovisual com foco nos movimentos sociais mundiais. Com mais de 25 anos de experiência em produção cultural, começou há 6 anos sua carreira no cinema independente. Dirigiu e produziu documentários no Rio de Janeiro, Portugal, Cuba, Tunísia, Uruguai e Costa Rica. Entre eles, longas-metragens como Paisagem Carioca(2013), que retrata o início do período de pacificação nas favelas cariocas e a consequente mudança na relação entre moradores e visitantes, participou de festivais como AtlanticDoc (Uruguai), IDFA (Holanda) e FACA (Lisboa); No Caminho das Pedras(2019), sobre o tradicional calçamento de pedras portuguesas em Lisboa e no Rio de Janeiro; e Uruguai na Vanguarda(2019).

Veja Também