13ª SP-Foto estreita vínculos entre a fotografia brasileira e a cena internacional

0

Francesca Woodman, Rochelle Costi, Gordon Matta-Clark, Cinthia Marcelle, Miguel Rio Branco, Sebastião Salgado, Luiz Braga e Mauro Restiffe estão entre os artistas confirmados

A SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo chega à sua 13ª edição firmando-se como o mais relevante evento de fotografia do Brasil. De 21 a 25 de agosto, a Feira ocupa toda a área de eventos do Shopping JK Iguatemi e reúne as principais galerias, museus e editoras que atuam com fotografia no País. Entre os 43 expositores, retornam as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Vermelho, Mario Cohen, Silvia Cintra + Box 4, Luciana Caravello, Luciana Brito Galeria, além de casas especializadas em fotografia vintage como a Fólio, a Utópica e a MaPa. Estreiam as galerias Almeida e Dale+ Leme/AD (São Paulo), Galería Zielinsky (Barcelona) e LAMB Arts (Londres, São Paulo).

De Maureen Bisilliat a Bárbara Wagner, atividades como o Circuito Ateliês Abertos, o Meet the Artists e a parceria inédita com a Escrevedeira, espaço de eventos literários, a programação da SP-Foto amplia o contato do público com nomes ascendentes e consagrados da fotografia nacional. Além disso, o evento intensifica o interesse internacional pela fotografia brasileira convidando sete especialistas estrangeiras ligadas a instituições renomadas de arte contemporânea. As curadoras Margot Norton (New Museum, EUA), Barbara Tannenbaum (Cleveland Museum, EUA) e Julieta González (Jumex, México) engrossam reflexões candentes ao mundo da fotografia no Talks desta edição.

Destaques

Para enriquecer a cena de fotografia e arte contemporânea do Brasil, a SP-Foto traz ao público nomes nacionais e internacionais em efervescência nos principais pólos artísticos do mundo. A Mendes Wood DM, uma das mais influentes galerias brasileiras no exterior, apresenta imagens singulares de duas figuras históricas da arte norte-americana: uma série em cores da fotógrafa Francesca Woodman, expostas em 2017 na Fondation Henri Cartier-Bresson (França), e registros das intervenções de Gordon Matta-Clark, nome seminal para a expansão das artes visuais na Nova York dos anos 1970. Também se destacam na seleção da galeria os artistas brasileiros Luiz Roque e Sofia Borges.

A Vermelho destaca as artistas Cinthia Marcelle, única brasileira com menção honrosa na Bienal de Veneza, e Ana Maria Tavares, que apresenta obra inédita da série Skena in acqua, com fotografias bordadas.

A Dan Galeria apresenta o espanhol José Manuel Ballester com uma série de imagens emblemáticas de São Paulo que retratam ícones como o Pavilhão Ciccillo Matarazzo e o Edifício Copan. Figura mais conhecida por aqui, o britânico Martin Parr retrata com humor e sarcasmo os costumes da contemporaneidade. Suas fotografias são expostas pela Galeria Lume.

É possível localizar certos eixos temáticos que atravessam a Feira. Artistas como Denise Milan (Galeria Lume) e Caio Reisewitz (Luciana Brito Galeria) refletem acerca de tragédias socioambientais que colocam em risco a vida do planeta. Em outra chave, tanto Janaina Tschäpe (Fortes D’Aloia & Gabriel) como Luciana Magno (Janaina Torres) registram performances que relacionam o mundo interior e a natureza exterior.

Ao todo, a SP-Foto reúne mais de 80 anos de história da fotografia. A MaPa revela obras vintage da coleção de Kim Esteve, com artistas fundamentais para o movimento, a exemplo de Helmut Newton e Larry Clark. A Utópica destaca o legado que ícones como German Lorca e José Yalenti deixaram para a formação da fotografia moderna no Brasil.

Talks & Meet the Artists

Parte fundamental na programação da SP-Foto, o Talks abriga encontros entre curadores, galeristas, artistas e colecionadores, personalidades que refletem a respeito das tendências no fazer fotográfico e compartilham práticas e pesquisas. Nesta 13ª SP-Foto, quatro conversas preenchem as tardes de quinta e sexta-feira, 22 e 23 de agosto.

Sob mediação do escritor e curador Miguel Del Castillo, a curadora norte-americana Margot Norton, à frente da próxima trienal do New Museum (EUA), e o arquiteto Guilherme Wisnik, autor da obra Dentro do nevoeiro, conversam sobre o impacto da contemporaneidade digital nas imagens, e os desdobramentos sociais consequentes desse movimento.

Em diálogo com o jornalista e pesquisador Ronaldo Entler, a venezuelana Julieta González, do Museo Jumex (México), analisa como artistas contemporâneos, como Christopher Williams, Rosângela Rennó e Wolfgang Tillmans, se apropriam da fotografia para construírem seus trabalhos. González já fez parte da equipe de curadoria do Whitney Museum (Nova York) e Tate Modern (Londres), onde expandiu de forma significative o acervo de arte latino-americana e, mais especificamente, brasileira.

A integração da fotografia ao mesmo mercado de pinturas e esculturas alterou a percepção da natureza dual da foto enquanto objeto e imagem. O que essas mudanças implicam para o futuro fotográfico? A curadora norte-americana Barbara Tannenbaum, do Cleveland Museum (EUA), aterriza pela primeira vez no Brasil para refletir sobre essas e outras questões do mercado fotográfico, ao lado do galerista Mario Cohen.

Estreia da última edição, o Meet the Artists, programação voltada à troca de experiências com importantes fotógrafos do cenário contemporâneo, volta este ano com a presença de Bárbara Wagner & Benjamin de Burca e Mauro Restiffe, ambos representados pela Fortes D’Aloia e Gabriel, que encontram o público no último dia de Feira, 25 de agosto.

Bárbara Wagner & Benjamin de Burca questionam convenções sobre a cultura popular e de massa pela arte contemporânea, evocando temas políticos e identitários em suas fotografias e obras audiovisuais. Além de representar o Brasil na atual Bienal de Veneza, a dupla realizou individuais este ano no Stedelijk Museum, em Amsterdã, e no Pérez Art Museum, em Miami.

Quase ativista da fotografia analógica desde os anos 1980, Mauro Restiffe reapresenta ao público a série Alvorada(2018), com vistas particulares do restauro da residência oficial da Presidência da República. Restiffe atualmente prepara uma grande exposição individual para o centro cultural OGR Torino, na Itália, e outras de suas exposições recentes incluem São Paulo, fora de alcance, no Instituto Moreira Salles, e Álbum, na Estação Pinacoteca, ambas em São Paulo.

O Talks e o Meet the Artists são atividades gratuitas e acontecem no Cubo, novo espaço para eventos situado no 3º andar do Shopping JK Iguatemi. Sujeitas à lotação, as palestras contam ainda com transmissão ao vivo, feita em parceria com o Portal Terra.

Imersão profissional

Além das participações já confirmadas para o Talks, outros importantes curadores estrangeiros desembarcam noPaís para participar de uma imersão promovida pela SP-Foto.

Tanya Barson, atual curadora-chefe do MACBA, em Barcelona visita o Brasil a convite da Feira. Quando na Tate Gallery, nos anos 2000, ela realizou importantes individuais de artistas como Mira Schendel e Hélio Oiticica, que reposicionaram a arte brasileira nas discussões contemporâneas no exterior. Sophie Hackett, curadora da Art Gallery of Ontario (Canadá) e com larga experiência na relação entre fotografia e o pensamento queer visita o País pela primeira vez.

Entre os que retornam estão Elizabeth Cronin, curadora de fotografia da NY Public Library (Estados Unidos) e Simon Baker, atual diretor da Maison Européenne de la Photographie, em Paris, que esteve na SP-Foto em 2017, quando atuava na Tate Modern.

Essa experiência abarca visitas a coleções públicas e particulares em instituições e galerias, assim como encontros com artistas, sempre com o intuito de promover a arte brasileira e a dinamizar o intercâmbio cultural e profissional.

Setor editorial e museus

Pela primeira vez, a SP-Foto tem um setor dedicado às principais editoras voltadas a produção de fotolivros e outras publicações relacionadas ao fazer fotográfico. A proposta é oferecer prints e livros especiais com valores acessíveis ao público. Editoras com forte presença no mercado, como a Cobogó e a Taschen, participam da 13ª SP-Foto ao lado da BEI Editora, Editora Madalena, Fotô Editorial, Lovely House, Terra Virgem e YOW.

O MASP também debuta na Feira com os catálogos de suas principais mostras, como Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede. E o MAM retorna ao evento com seu tradicional Clube de Fotografia, uma assinatura anual com edições limitadas de importantes fotógrafos brasileiros.

Fotografia & Literatura

As relações entre fotografia e literatura são o mote de um novo ciclo de conversas que a SP-Foto lança nesta 13ª edição, em parceria com a Escrevedeira – espaço de cursos e eventos literários em São Paulo. Concebido pelo escritor e crítico de arte João Bandeira, Olho no Olho – Fotografia & Literatura apresenta três mesas, com programação dividida entre a sede da Escrevedeira, nos dias 10 e 17 de agosto, na Vila Madalena, e a SP-Foto, no Shopping JK Iguatemi.

Na programação do ciclo, profissionais da escrita convidam fotógrafos renomados a falarem sobre autores e livros que influenciaram sua produção imagética. Em diálogo com o escritor e artista Alberto Martins, Maureen Bisilliat reflete sobre seus ensaios fotográficos inspirados por obras literárias como “Grande sertão: veredas”; Bob Wolfenson conversa com o jornalista e editor Matinas Suzuki Jr. a respeito do trabalho do fotógrafo norte-americano Walker Evans no livro “Elogiemos os homens ilustres”; e Cristiano Mascaro faz à escritora Noemi Jaffe um relato afetivo acerca de Clarice Lispector e outros autores marcantes para seu trabalho.

Circuito Ateliês Abertos

Apresentado pela Stella Artois, o Circuito Ateliês Abertos retorna com novidades nesta 13ª edição da SP-Foto. Em 2019, o Atelier do Centro, Pivô e Residência Artística FAAP, localizados no bairro da República, passam a integrar o circuito. Participam também os já tradicionais estúdios coletivos da Vila Madalena, Hermes Artes Visuais, Projeto Fidalga, Fonte e Vão – Espaço independente de arte, que abrem as portas para o público conhecer de perto os processos de artistas ligados ao universo fotográfico e da imagem. O Circuito Ateliês Abertos acontece no 17 de agosto, o sábado que antecede a SP-Foto, das 14h às 18h no Centro, e das 17h às 21h na Vila Madalena.

Visitas Guiadas

Em parceria com a Vivo, a SP-Foto oferece percursos temáticos para o público interessado em conhecer as histórias por trás das obras e dos artistas apresentados na Feira. Elaborados e guiados pelos especialistas Paola Fabres, Isabella Lenzi e Gustavo Colombini, os quatro roteiros exclusivos – breve história da fotografia, fotografia e modernidade, cidades e natureza, corpos e identidades – convidam o visitante a uma imersão no mundo da fotografia e nas reflexões que circundam esta linguagem. As Visitas Guiadas acontecem gratuitamente em todos os dias de Feira, com inscrições abertas sempre uma hora antes da saída de cada visita.

Serviço – 13ª SP-Foto

Abertura: quarta-feira, 21 de Agosto, das 17h às21h
Funcionamento: de quinta a sábado (22, 23 e 24), das 14h às 21h; e domingo (25), das 14h às 20h

Entrada gratuita
Shopping JK Iguatemi | 3º piso
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo, Brasil

Talks
22 de agosto, quinta-feira
Margot Norton e Guilherme Wisnik | Das 17h às 18h30
Barbara Tennenbaum e Mario Cohen | Das 19h às 20h

23 de Agosto, sexta-feira
Julieta González e Ronaldo Entler |Das 19h às 20h

Meet the Artists
25 de agosto, domingo
Mauro Restiffe | Das16h às 17h
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca |Das 17h30 às 19h

Escrevedeira
10 de agosto, sábado
Maureen Bisilliat & Alberto Martins | às 11h
Escrevedeira – R. Isabel de Castela, 141

17 de agosto, sábado
Bob Wolfenson & Matinas Suzuki Jr. | às 11h
Escrevedeira – R. Isabel de Castela, 141

23 de agosto, sexta-feira
Cristiano Mascaro & Noemi Jaffa | às 17h
Cubo no JK Iguatemi

Circuito Ateliês Abertos

Centro
17 de agosto, sexta-feira | 14h às 18h

Atelier do Centro | R. Epitácio Pessoa, 91
Pivô | Av. Ipiranga, 200
Residência FAAP | Praça do Patriarca, 78

Vila Madalena
17 de agosto, sexta-feira | 17h às 21h

Ateliê Fidalga | Rua Fidalga, 299
Vão – Espaço Independente de Arte | Rua Mourato Coelho, 787
Fonte | Rua Mourato Coelho, 787