5ª MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO

0
Fotos: (Shutterstock.com)

Neste ano, o evento apresenta 10 filmes com entrada gratuita na Cinemateca Brasileira

De 29 de novembro a 5 de dezembro, acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a 5ª Mostra MOSFILM de Cinema Soviético e Russo -, que exibirá diversos 10 filmes, entre restaurados e inéditos no Brasil, e ainda contará com a exposição ‘As Matryoskhas’, de Nadia Ramirez Starikoff, além de feira de comidas, bebidas e artesanatos típicos do Leste Europeu.

Na abertura, às 19h do dia 29/11, quinta-feira, será exibido Vá e Veja (1985), do diretor Elem Klimov, vencedor de melhor filme restaurado no Festival de Veneza 2017. Frequentemente referenciado como um dos longas mais perturbadores sobre a guerra e seus efeitos, o filme foi restaurado em 2017, em um processo que levou quatro meses para ser concluído e foi coordenado pelo próprio Karen Shakhnazarov, Diretor Geral do Mosfilm.

Além de Vá e Veja, também serão exibidos Quando Voam as Cegonhas (1957), de Mikhail Kalatozov, Cidade Zero (1988), de Karen Shakhnazarov, e a épica adaptação do romance Guerra e Paz, de Liev Tolstoi. Dividido em quatro partes, o filme de Serguei Bondarchuk foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1969, sendo um dos melhores momentos do longa a reconstituição da Batalha de Borodino, que contou com mais de 300 atores, 120 mil figurantes, cerca de 200 canhões e 100 mil rifles.

Para quem se interessou- Cinemateca Brasileira– Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo. Vale ressaltar que a entrada nas sessões é franca.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here