SAIBA MAIS SOBRE “ORGULHO E PAIXÃO”, NOVA NOVELA DA GLOBO
Por: Wandy Ribeiro
A abertura do folhetim diz muito sobre a trama
A nova novela das 18h da Rede Globo, “Orgulho e Paixão”, estreou nesta semana, e brindou o público com uma história de época. Mas um detalhe que chama muita a atenção, é a abertura do folhetim feita em animação, que apresenta uma releitura moderna, com linguagem divertida e lúdica sobre três personagens centrais da história, especialmente, as irmãs Bendito.
“Pensamos em representar a leveza e a jovialidade da história das protagonistas, com um tom suave, gracioso e divertido, como o da história de cada uma. Usamos a animação tradicional em 2D, mas com movimento e dinamismo contemporâneo, como o clima da novela. Para a animação, nos inspiramos no traço irregular de cores suaves das ilustrações de Toulouse Lautrec. Seu minimalismo expressivo traz para abertura um estilo elegante e gráfico como seus cartazes clássicos. E também pegamos várias referências da própria história e da direção do Fred Marynk”, detalha Alexandre Romano, diretor de arte da Globo e um dos criadores da abertura.
Romano ainda explica, que para o processo de criação foram mais de 3 meses, pois a arte foi feita quadro a quadro. “Fazer uma animação tradicional, de um minuto, em pouco tempo, é sempre um desafio. Chegar no estilo de traço e animação nos faz passar por muitos testes e ajustes durante o processo e a animação desenhada quadro a quadro tem algumas etapas até a finalização”, ressalta.
Vale ressaltar ainda que, para embalar o minucioso trabalho feito para a abertura da novela de Marcos Bernstein, a produção também se preocupou com um tema musical de altíssima qualidade. “Dulce Compañia”, da cantora mexicana Julieta Venegas, ganhou vida na voz de Lucy Alves, a versão em português da música é de Fernanda Takai, e foi a escolhida para servir de pano de fundo da animação.
Confira o Making Of da abertura!