EXPOSIÇÃO SOBRE PATERNIDADE ESTÁ EM CARTAZ NO METRÔ DE SP

Nas fotos, pais suecos e brasileiros aparecem junto aos seus filhos

Quem passa pela estação do Metrô Paraíso, em São Paulo, deve aproveitar para conferir a exposição fotográfica,”Pais presentes: a paternidade ativa na Suécia e no Brasil”, em cartaz no espaço até o próximo dia 31 de maio.

A iniciativa, que está em cartaz desde o último dia (15), é um esforço conjunto do Instituto Sueco, da Embaixada da Suécia, e da ONU Mulheres e o Metrô de São Paulo e apresenta imagens do fotógrafo Johan Bävman, que retrata pais suecos que escolheram ficar em casa com seus filhos e filhas, usufruindo do sistema de benefício parental do governo sueco. As imagens retratam situações cotidianas, mostrando a paternidade, tanto no aspecto individual quanto em ambas as sociedades.

Além disso, o projeto promoveu um concurso fotográfico para pais brasileiros que enviaram imagens do seu cotidiano com seus filhos e contaram suas histórias de como é ser pai no Brasil. As 12 fotografias selecionadas também fazem parte da exposição.

“Cuidar os filhos é uma tarefa tradicionalmente considerada feminina. Para mudar isso e alcançar uma sociedade mais igualitária é importante encorajar homens a participar mais no cuidado das crianças. Ao ler e ver as histórias de outros pais e compartilhar suas visões sobre a parentalidade, o desejo é conscientizar homens sobre a importância do papel do pai.”, afirma Per-Arne Hjelmborn, Embaixador da Suécia no Brasil.

Vale ressaltar que, na Suécia, o benefício parental é um dos mais generosos do mundo, permitindo que os pais fiquem em casa com seus filhos e recebam compensação do Estado. O nascimento de uma criança dá direito a 480 dias de licença para ambos os pais. Nos primeiros 390 dias, os pais podem receber até 80% de seus salários. Os 90 dias restantes eles recebem uma porcentagem fixa mais baixa. Dos 390 dias, 90 deles são reservados para cada um dos pais. Os dias restantes podem ser divididos entre o casal livremente.

Já no Brasil, o benefício de licença maternidade por enquanto, é apenas às mães, que podem ficar com o bebê durante os primeiros 120 dias de vida.

Post a Comment

You don't have permission to register