Aliança Francesa e Reserva Cultural exibem documentário sobre região periférica de Paris

0
A Permanência
Cena do filme A Permanência (La Permanence)

O Aliança Francesa de São Paulo e o Reserva Cultural seguem com o ciclo de filmes Cinéclub, projeto de exibição em língua francesa nas manhãs dos últimos domingos de cada mês.

Para 26 de maio, o projeto tem a exibição do documentário A Permanência (La Permanence), com direção de Alice Diop. No evento, será oferecido um café da manhã francês às 9h30, seguido de uma apresentação sobre o longa, que começa às 10h30.

Alice Diop filmou durante um ano consultas médicas realizadas em um hospital em Bobigny, nos subúrbios ao nordeste de Paris. O filme acompanha um médico que proporciona um atendimento gratuito e de qualidade a pessoas socialmente vulneráveis. A trama retrata temas que são o maior temor da Europa atual em função da crise dos refugiados.

A diretora coloca na tela experiências bem conhecidas em seu cotidiano. Ela é filha de pais senegaleses e cresceu no distrito de Aulnay-sous-Bois, nordeste da capital francesa. O local é um dos que mais abrigam refugiados e foi alvo de protestos devidos as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.

A programação do Cinéclub é dividida em temas a cada trimestre. A Permanência encerra o primeiro ciclo de 2019, onde estão sendo exibidos filmes com o tema Partidas e Retornos – Olhares sobre a imigração no mundo francófono.

A Permanência (La Permanence)

A Permanência (La Permanence) - documentário sobre a região periférica de Paris
A Permanência – documentário sobre periferia de Paris

De Alice Diop

França l 2016 l Documentário l 97 Minutos l 12 anos

Local de exibição: Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900 – Bela Vista

Data e horário: domingo, 26 de maio: café da manhã às 9h30; filme às 10h30

Ingresso: R$ 8,00

Vendas antecipadas: na quarta-feira, 22 de maio, ao meio-dia, iniciam-se as vendas na bilheteria da Reserva Cultural e pelo site Velox Tickets.

Confira o trailer de A Permanência.