RITMO, BELEZA E MAGIA

0
Amazônia Groove
Amazônia Groove encanta pela premiada fotografia e contagiante musicalidade

Dirigido por Bruno Murtinho, “Amazônia Groove” convida o espectador a mergulhar na musicalidade contagiante da Amazônia Paraense

Por: Eduardo Torelli

A um só tempo uma experiência cinematográfica impactante e um retrato das tradições musicais de uma região do país pouco conhecida pelos próprios brasileiros, “Amazônia Groove” estreou nos cinema no dia 06 de junho, após uma passagem vitoriosa pelo cultuado festival South by Southwest (SXSW) 2019, no Texas (EUA), onde arrebatou um merecido prêmio de fotografia. Dirigido por Bruno Murtinho (que também co-assina o roteiro), o longa foi produzido pela Urca Filmes e é distribuído pela Pagu Pictures.

O cineasta Fernando Meirelles (realizador de “Cidade de Deus” e “Ensaio Sobre a Cegueira”) teceu elogios ao documentário, que definiu como “um filme delicioso, destes para mergulhar”. Além de colocar o espectador em contato com a musicalidade contagiante da Amazônia Paraense, “Amazônia Groove” nos apresenta a personagens fascinantes relacionados a este universo, como Dona Onete, Manoel Cordeiro, Sebastião Tapajós, Mestre Damasceno, Paulo André Barata, Albery Albuquerque, Mg Calibre, Waldo Squash e Gina Lobrista. Nas próximas edições de Zoom Magazine, confira o making of completo do filme, que começou a ser idealizado há oito anos e amadureceu ao longo da pré-produção. Como afirmou o diretor Bruno Martinho à nossa reportagem: “Ao chegar à Amazônia, percebi que a produção não seria apenas sobre música, mas sobre a espiritualidade que vive, habita e permeia toda a criação artística que permeia a arte daquela região do país. Assim, esse elemento acabou sendo incorporado ao projeto”.  

Por meio de seus artistas, “Amazônia Groove” dá voz a uma parte fundamental do Planeta Terra, estendendo o olhar do Brasil e do mundo para uma quase desconhecida tradição musical que tanto tem a nos revelar.