O documentário sobre a banda estreia no canal Curta! em 19 de abril

Documentário sobre o Paralamas do Sucesso estreia em abril no Canal Curta!

Em Os Quatro Paralamas, é possível relembrar a trajetória de uma banda de rock que marcou os anos 1980

Eles marcaram uma geração com seus hits inesquecíveis, além de terem sido fundamentais para a consolidação do rock nacional da década de 1980. O que nem todos sabem é que, além de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, o grupo tinha um “quarto elemento”, pouco conhecido pelo público: José Fortes, o empresário da banda.

Essas e outras curiosidades são contadas no documentário Os Quatro Paralamas, que já pode ser assistido com exclusividade no Curta!On (disponível no Now, da Net/ Claro), e que estreia no canal Curta! no dia 19 de abril. Na produção, Roberto Berliner e Paschoal Samora vão além da trajetória musical do Paralamas e revelam a grande amizade que sempre uniu Herbert, Bi, João e José Fortes.

Bate-papo

Em um momento sensível do “doc”, os quatro personagens relembram o trágico acidente aéreo ocorrido em 2001, que resultou na morte da esposa de Herbert e que o deixou paraplégico. Visivelmente emocionado, Zé Fortes lembra das remotas chances que o artista tinha de sobreviver.

A narrativa se desenvolve a partir de um bate-papo informal entre os entrevistados, por meio do qual vêm à tona essas lembranças, sempre ilustradas por meio de um rico material de arquivo, registrado pelo próprio Berliner desde os anos 1980. Em um dos vídeos antigos, Fortes resume a relação entre os componentes do grupo: “Os Paralamas são, para mim, como uma turma de rua, um time, uma família”.

Evolução

Cronologicamente, os espectadores acompanham o caminho trilhado pelo Paralamas, desde o momento em que Vianna se aproximou de Bi e Zé Fortes nos tempos de faculdade, passando pela troca do baterista Vital Dias (que inspirou a música Vital e Sua Moto) por João Barone, assim como os primeiros shows e discos, a histórica apresentação no primeiro Rock in Rio e a fase mais madura do grupo.

Após emplacar sucessivos hits nas rádios, a banda, aos poucos, deixou de ser um grupo de rock tradicional e buscou uma evolução em sua produção artística, ousando mais e flertando com o reggae, o ska, os tambores africanos da Bahia e outras influências musicais. O que nunca mudou foi a união entre os amigos, que só ganhou mais força com a passagem do tempo.

“No fundo, a gente é um bando de moleques, ou um bando de velhos se achando moleques”, brinca João Barone, resumindo os muitos anos de companheirismo e música. Os Quatro Paralamas é uma produção da TV Zero, viabilizada pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

You don't have permission to register