Evento destacou obras que estão fora do circuito comercial

Mostra Sesc de Cinema destacou obras que estão fora do circuito comercial

Em 2022, 4ª Mostra Sesc de Cinema Paulista exibiu 39 filmes que lidavam com questões sociais importantes, como diversidade sexual e identidade de gênero

Uma importante iniciativa voltada à promoção de obras nacionais independentes (que raramente chegam ao circuito comercial), a Mostra Sesc de Cinema Paulista teve sua quarta edição entre os dias 13 e 26 de janeiro. Na programação foram incluídos títulos de longa e curta-metragem produzidos no Estado de São Paulo. No total, foram exibidos 39 filmes, selecionados pelo CineSesc.

Gratuito, o evento foi realizado na plataforma Sesc Digital. Em 2022, o evento recebeu 420 inscrições de obras assinadas por cineastas paulistas. A seleção prezou por olhares, narrativas, técnicas e linguagens diversas, procurando ampliar o acesso do público a uma filmografia que expresse a diversidade da produção paulista contemporânea.

Homenagens

O público pode conferir obras bem diversas, tanto ficcionais como documentais, com tramas que abordam assuntos como: identidade de gênero, diversidade sexual, protagonismo feminino, desigualdades sociais, resistências, políticas frente às opressões socioeconômicas, crimes ambientais, os desafios para superar as injustiças sociais que foram intensificadas durante a pandemia do Covid-19 e a forte presença do digital em tempos de isolamento social.

Algumas obras exibidas homenagearam figuras históricas importantes de nossa cultura, como o maestro, professor, musicólogo e compositor José Siqueira de Lima, a escritora Adelaide Carraro, umas das mais lidas no Brasil durante os anos 1960 e 1970, e o bailarino e coreógrafo Marcos Abranches.

You don't have permission to register