1ª edição da Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece em março

1ª edição da Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece em março

Evento tem mostras competitivas de curtas e médias-metragens, debates e uma oficina de stop-motion

Criada com o objetivo de difundir obras que abram janelas para o cinema realizado na região, a Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece entre os dias 18 e 26 de março. O público pode acompanhar online a programação de filmes, composta por curtas e médias-metragens (realizados até 2002 por produtores que atuem ou residam em um dos 23 municípios do Vale do Ribeira).

Podem participar da mostra produtores de audiovisuais dos municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajatí, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras e Tapiraí. A curadoria de títulos está a cargo do ator Francisco Gaspar, que recebeu o Kikito de melhor ator no Festival de Gramado pelo curta O.D. Overdose Digital, em 2007.

Os criadores da Mostra de Cinema do Vale do Ribeira são dois jovens moradores da região: Tadeo e Tales Trigo, filhos de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Oscar do Cinema Fantástico. A direção do evento é de Eduardo Santana, idealizador de festivais como o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico. A realização conta com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e PROAC Editais.

Filme A Jangada de Welles (direção Firmino Holanda e Petrus Cariry) participa da Mostra de Longas-metragens convidados. Foto Chico Albuquerque

Programação

Aceitando produções de qualquer gênero ou classificação etária, o evento oferece uma programação eclética ao público. Além das duas mostras competitivas de curtas e médias, houve debates online e a exibição de outras duas mostras não competitivas de obras convidadas: a Mostra de Longas, com seis obras de cineastas premiados e consagrados em festivais nacionais e internacionais, e a Mostrinha, voltada ao público infantil. Além disso, os moradores do Vale do Ribeira podem participar de uma atividade formativa: a Oficina de Stop Motion, que resulta em quatro curtas de animação (os filmes serão mostrados na Cerimônia de Premiação).

Um júri técnico (formado por Marta Russo, Lufe Steffen e Ralph Fredericks, profissionais da área audiovisual:) irá escolher as obras vencedoras nas duas categorias competitivas. O filme vencedor de cada mostra ganhará um prêmio estímulo de R$ 1 mil, além do Troféu Papagaio da Cara Roxa.  A escolha do nome do Troféu é uma homenagem a esse pássaro, encontrado na região e ameaçado de extinção devido ao desmatamento e ao tráfico de animais.

Herança cultural

Segundo Tadeo e Tales Trigo, a ideia é que o evento traga mais visibilidade à região, uma das mais carentes do estado de São Paulo, apesar de contar com uma rica herança cultural.   

“Esperamos que essa mostra possibilite às comunidades locais do Vale do Ribeira uma oportunidade de contar seus relatos e suas histórias, ainda mais, levando em consideração a rica cultura da região com a presença de comunidades tradicionais quilombolas, ribeirinhas, caiçaras e indígenas”, afirma Tales. Os criadores do evento também esperam que a mostra traga uma expectativa de futuro para os mais jovens, além de estimular a produção audiovisual.

You don't have permission to register