BLACKMAGIC – DUAS VERSÕES “TOP”

O Fusion 8.2, avançado programa de animações gráficas e efeitos visuais, ganhou atualização gratuita para o Linux

Por Redação

Recentemente, a Blackmagic Design anunciou que a versão final do Fusion 8.2 já está disponível para download em seu website. O Fusion 8.2 e o Fusion 8.2 Studio estão liberados para Mac, Windows e, agora, pela primeira vez, para Linux. A chegada dessa ferramenta é uma novidade importante para a indústria dos efeitos visuais. Muitas produtoras de prestígio dessa área têm criado linhas de produção e fluxos de trabalho com o Linux.

O lançamento (gratuito) do Fusion 8.2 para o Linux reduz drasticamente os custos de criação de efeitos visuais, pois oferece soluções completas para a composição 3D, efeitos visuais e animações gráficas para uso sem restrições em projetos comerciais. Já a edição paga, Fusion 8.2 Studio, oferece recursos ainda mais poderosos, pois permite nós de renderização ilimitados, ferramentas de 3D estereoscópico e outros recursos multiusuário. O aspecto mais atraente do licenciamento pago é o fato de não haver assinatura contínua, licenciamento em nuvem, taxas de manutenção ou custos adicionais para nós de renderização.

Com o suporte nativo completo para Linux, Mac OS X e Windows, os estúdios podem executar seus projetos e fluxos de trabalho no Fusion em ambientes com SOs diversos e facilmente integrá-lo às suas linhas de produção ao utilizar as linguagens de script Python e Lua. Além disso, os projetos podem ser transferidos entre as três versões (Mac, Windows e Linux), sendo possível, assim, trabalhar na plataforma de sua escolha ou, até mesmo, em estúdios com plataformas variadas.

VERSATILIDADE

O Fusion é uma das principais ferramentas de efeitos visuais e animações gráficas de Hollywood por mais de 25 anos e, normalmente, é utilizado em longas e projetos televisivos, incluindo blockbusters como Thor, No Limite do Amanhã, a trilogia Jogos Vorazes e Perdido em Marte, entre outros. Com uma poderosa interface baseada em nós, facilita a criação rápida de composições de efeitos visuais sofisticados. Disponibiliza um enorme conjunto de opções, oferecendo centenas de ferramentas integradas para que seja possível aplicar máscaras, rastrear objetos, rotoscopia, retocar imagens, animar títulos, criar efeitos de partícula surpreendentes e muito mais. Tudo em um espaço de trabalho verdadeiramente 3D.

Outra facilidade é a possibilidade de importar modelos 3D, dados de nuvens de pontos, câmeras ou até mesmo cenas inteiras em 3D do Maya, 3ds Max ou Lightwave e renderizá-los integralmente com outros elementos. As ferramentas de profundidade de pixel podem ser usadas para adicionar neblina volumétrica, mapeamento de iluminação e reflexão de objetos renderizados usando passes de posição mundial dos dados para que os usuários possam criar efeitos atmosféricos impressionantes que serão renderizados em segundos ao invés de horas.

Desde a aquisição do Fusion, há mais de dois anos, os engenheiros da Blackmagic Design fizeram amplas atualizações em sua base de código, tornando-o mais fácil de ser compreendido por novos usuários e, ao mesmo tempo, mantiveram a consistência e o fluxo de trabalho comum esperados por aqueles que dominam o programa. Outros que atualmente trabalham com soluções de efeitos visuais mais antigas devem achar fácil de fazer a transição para o Fusion no Linux.

E NÃO PARA POR AÍ…

O Fusion 8.2 Studio, no Linux, também inclui uma licença gratuita, que pode ser instalada para um número ilimitado de nós de renderização. Assim, grandes estúdios podem criar enormes fazendas de renderização sem custo adicional, reduzindo drasticamente o tempo e o investimento necessários para renderizar milhares de quadros para blockbuster e programas de televisão repletos de efeitos especiais.

Diferentemente de outros programas de efeitos visuais de ponta, não há uma “taxa” para cada nó de renderização. Quando usam o Fusion 8.2 Studio e precisam cumprir prazos para renderizar cenas rapidamente, apenas adicionam nós instantaneamente e sem qualquer custo. “Este lançamento do Fusion para o Linux é tão empolgante porque ele finalmente dá uma opção de escolha para produtoras de efeitos visuais avançadas”, diz Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design.

“Ele é o único software que inclui um espaço de trabalho verdadeiramente 3D para composição. Pode, também, renderizar modelos 3D de outros programas, adicionar efeitos volumétricos, partículas e até animações gráficas. O mais interessante é que os usuários do Linux podem baixá-lo de graça! Já aqueles que precisam de recursos multiusuário avançados e renderização gratuita e ilimitada em rede podem comprar o Fusion 8.2 Studio, pois permite a criação de gigantescas fazendas multi-nós de renderização agilizando o trabalho sem qualquer custo adicional!”

 

DISPONÍVEL EM DUAS VERSÕES

O Fusion 8 é gratuito e o download pode ser feito no site da Blackmagic Design. É um sistema completo e profissional de composição e efeitos visuais 3D adequado para efeitos independentes, animações gráficas e artistas de design broadcast. Inclui composição integrada 2D e 3D e animações gráficas com um vasto conjunto de ferramentas, incluindo pintura, rotoscopia, animação de títulos, animações, máscaras múltiplas, um impressionante sistema de partículas 3D, key-framing avançado, aceleração de GPU e suporte para a importação e renderização de cenas e modelos 3D de outros aplicativos.

Por fim, o Fusion 8 Studio oferece todos os mesmos recursos da versão gratuita, mas inclui ferramentas avançadas de análise do fluxo óptico de imagem para trabalhos em 3D estereoscópico, retiming e estabilização. Disponibiliza suporte para plug-ins OpenFX de terceiros, renderização distribuída em rede ilimitada e Generation para a colaboração multiusuário por todo o estúdio para acompanhamento, gerenciamento, revisão e aprovação de quadros ao trabalhar com grandes equipes criativas em projetos complexos. O Fusion 8 Studio também está disponível em licenças para multiusuários (10, 20 e 50 usuários) por meio de revendas mundiais da Blackmagic Design.

MAIS INFORMAÇÕES:

Pinnacle Broadcast distribuidora oficial da marca no Brasil.

Site: www.pinnaclebroadcast.com.br e procure uma das revendas autorizadas.

Veja Também