9ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico
A 9ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico acontece de 3 a 8 de setembro no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo. Com um total de 119 filmes, de 26 países, o festival abre com a sessão especial de ‘Morto não fala’, filme do diretor Dennison Ramalho, com Daniel de Oliveira, Fabíula Nascimento, Bianca Comparato, Marco Ricca no elenco.
A entrada é gratuita em toda a programação.
O festival presta homenagem a um dos mais importantes nomes do cinema nacional, o diretor e ator José Mojica Marins, com a criação do troféu que leva o seu nome, uma replica da sua famosa mão, que será entregue aos vencedores de cada categoria.
Destaques do Cinema Fantástico
Internacionais Premiados: Premiado longa de ficção cientifica ”O Último Nascer do Sol’(The Last Sunrise) do diretor chinês We Ren. Foi o melhor filme em festivais como Fantasporto (Portugal), Worldfest Houston e Phoenix Film Festival (EUA). A exibição será no sábado, dia 7 de setembro, às 20h. Inédito no Brasil.
Em première nacional, o filme ‘Você Não Sai Da Minha Cabeça‘ (You Go ToMy Head),do belga Dimitri de Clercq (que foi produtor do polêmico documentário ‘Leni Riefenstahl, A Deusa Imperfeita’, de Ray Müller) será exibido na quinta-feira, dia 5 de setembro, às 20h. A obra, que marca a estreia de Dimitri como diretor, já recebeu mais de 20 indicações e sete prêmios em diversos festivais. O diretor é um dos convidados do festival.
A mostra competitiva apresenta 115 filmes, entre longas e curtas, de 26 países, todos inéditos no circuito comercial. Um dos destaques é a criação da mostra Fantástica Diversidade, que recebe filmes nacionais e internacionais com a temática LGBTQ+, como “A Trava das Trevas” (Brasil), “XYX” (Espanha) e “Relacionamento Tóxico”(Hong Kong). Todos inéditos.
A programação conta ainda com as mostras Mulheres Fantásticas, Espanha Fantástica, Amador, Animação, Brasil Fantástico, Estudante, Fantasia, Ficção Científica, Horror, Sessões Especiais e Atividades Inclusivas, com workshop stop montion com monstros animados para crianças portadoras de necessidades especiais da AACD e sessões com legendas descritivas. O evento na AACD acontece no dia 22/08, às 14h, na Rua dos Açores, 310. As crianças produzirão um filme de no máximo 1 minuto, que será exibido no dia do encerramento do festival (08/09, no Museu da Imagem e do Som).
A cerimonia de encerramento acontece no dia 8 de setembro, às 19h, com a homenagem ao ator Sérgio Mamberti e aos diretores Eduardo Sanchez e Dan Myrick pelos 20 anos do filme ‘A Bruxa de Blair’ (sessão do filme às 17h).
Também serão divulgados os vencedores da nona edição com entrega do troféu José Mojica Marins.