Criador do Tropa de Elite, ex-capitão do BOPE lança canal no YouTube

Canal vai tratar de segurança e tem estreia agendada para 3 de junho. Rodrigo Pimentel é ex-capitão do BOPE, criador do Tropa de Elite e coprodutor do documentário Ônibus 174.

0
Rodrigo Pimentel é ex-capitão do BOPE, criador do Tropa de Elite e coprodutor do documentário Ônibus 174. Agora, lança canal no YouTube

Autor dos livros ‘Elite da Tropa 1’ e ‘Elite da Tropa 2’, criador e roteirista do filme ‘Tropa de Elite 1’, Rodrigo Pimentel lança, no dia 3 de junho, seu canal oficial no YouTube. O Canal Rodrigo Pimentel já tem disponível um teaser do conteúdo. Todas as segundas e quartas-feiras, às 18h, Rodrigo publicará um novo vídeo.

O projeto é fruto de uma parceria entre ele, a produtora Media Bridge e a Icon. Entre as primeiras verticais da plataforma, está a série Conduta Inteligente, que reúne, em vídeos curtos, dicas de segurança pública para a população. Entre os assuntos abordados, estão os cuidados ao chegar e sair de casa, como fugir do golpe da ‘saidinha do banco’ e até mesmo como identificar possível assédio a menores de idade via redes sociais.

No Conduta Inteligente, ele também recomenda sobre como se comportar em arrastões nas praias e nas vias expressas, dá dicas aos pais cujos filhos saem à noite – tais como evitar os horários  nos quais estatisticamente acontecem mais roubos, fazer uso da ‘carona solidária’, já que veículos com condutor e um passageiro são mais vulneráveis, etc – além de instruir sobre como passar por uma blitz com cautela, já que pode se tratar de um falso bloqueio, e até a diferença entre aparência suspeita e conduta suspeita, explicando que a primeira, geralmente, é apenas fruto de estereótipos impostos pela sociedade. 

“Os primeiros 16 episódios já estão prontos, e a intenção é levar a população a evitar e saber lidar com situações de perigo a que estamos expostos diariamente”

Rodrigo Pimentel

Sobre Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel  é autor dos best-sellers ‘Elite da Tropa” e “Elite da Tropa II”, que foram publicados também em espanhol, francês, inglês e italiano. Roteirizou os filmes “Tropa de elite” – vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2008 – e “Tropa de Elite 2, o inimigo agora é outro”. Ambos aclamados pelo público, com uma bilheteria total de mais de 12 milhões de espectadores.

Ex-Capitão do BOPE, Rodrigo, inspirado em sua própria experiência como comandante da equipe Alfa, criou um personagem para o cinema que ficou marcado no imaginário de muitos: o Capitão Nascimento. Rodrigo registrava suas experiências na equipe diariamente após as missões na corporação da polícia. E esses foram os pontos de partida para muitas das suas histórias.

Rodrigo foi personagem do documentário “Notícias de uma Guerra Particular”, de João Moreira Salles e Katia Lund, no qual relata, com detalhes, a sua experiência em operações no combate ao tráfico de drogas em comunidades do Rio de Janeiro, no Bope.

Jornalista, se especializou em segurança pública. É pós-graduado em Sociologia Urbana pela UERJ. Foi articulista do Jornal do Brasil e um dos produtores do documentário “Ônibus 174”, dirigido por José Padilha. O filme recebeu o prêmio Emmy Award de melhor documentário de longa-metragem.

Atualmente, Rodrigo Pimentel presta serviços de consultoria para empresas, prepara o roteiro de um novo longa-metragem, está lançando um novo livro chamado “Elite da Gestão” e viaja por todo Brasil ministrando palestras.