Dicas da Shutterstock para impulsionar as vendas

Dicas da Shutterstock para impulsionar as vendas usando imagens em ações de e-mail marketing

Confira algumas estratégias práticas para ter um resultado mais eficaz no uso de imagens em e-mails

Embora seja uma das estratégias mais bem-sucedidas para impulsionar vendas, o e-mail marketing nem sempre é utilizado da melhor forma nas campanhas. Isso porque, além de aspectos como segmentação, tempo e oferta, o conteúdo de marketing, o design e as calls-to-action podem influenciar de forma decisiva o desempenho do e-mail. A seguir, confira algumas dicas da Shutterstock  e da Constant Contact para aprimorar suas ações e conseguir um resultado mais satisfatório.

Imagens: um recurso poderoso

Em primeiro lugar, é importante entender que as imagens têm um efeito poderoso sobre as pessoas. Quando acompanhada por uma imagem, a informação é transmitida e absorvida de forma mais eficaz. Considerando que, por meio da integração da Shutterstock, os usuários do Constant Contact podem acessar mais de 300 milhões de imagens de alta qualidade diretamente no fluxo de trabalho de criação de e-mails, a companhia revela que as campanhas de e-mail que usavam imagens do Shutterstock tiveram, em média, um aumento de 36% na taxa de cliques (CTR) em comparação à média de todos os e-mails Constant Contact. Os e-mails marketing que usavam imagens do Shutterstock tiveram um aumento de 8% nas taxas de abertura em comparação com o e-mai médio do Constant Contact. 

Descubra como aprimorar suas ações e conseguir um bom resultado

Conteúdo e imagem alinhados 

O texto é uma série de símbolos legíveis repetidos em estreita sucessão. Embora este seja um método útil de comunicação, não é o caminho mais rápido. As imagens têm a vantagem de transmitir grandes quantidades de informações ao público. A ciência mostra que os seres humanos processam imagens 60 mil vezes mais rápido que o texto. É importante ressaltar que as informações transmitidas pelas imagens são explicativas e emocionais. Por exemplo: uma empresa que vende roupas de cama pode usar imagens de pessoas dormindo confortavelmente em seus cobertores para, em segundos e sem o auxílio do texto, transmitir rapidamente as ideias de conforto e descanso. Mas apenas as imagens não são suficientes: embora evoquem emoções, elas não incentivam o público a agir. Para potencializar a mensagem, o conteúdo de marketing e as imagens precisam trabalhar juntos.

Tom emocional das imagens deve combinar com a marca e o conteúdo de marketing 

Como já foi dito anteriormente, imagens podem provocar emoções, as quais devem trabalhar em conjunto com o e-mail marketing para despertar o desejo no público. É possível identificar rapidamente o tom emocional das imagens listando três adjetivos que você usaria para descrevê-la. Ao escolher imagens, verifique se esses adjetivos são sentimentos que você gostaria de associar à sua marca. Por exemplo: uma empresa que vende pranchas de surf pode querer despertar sentimentos de liberdade, aventura e vitalidade. Essa empresa usaria imagens muito diferentes às de outra companhia que vende um pequeno lote de velas aromáticas e que almeja transmitir uma sensação de conforto, segurança e calor. 

Imagens do produto devem mostrar os recursos destacados no e-mail marketing 

As imagens do produto que refletem os principais recursos mencionados no seu e-mail criam consistência e credibilidade. Se um recurso ou benefício é importante o suficiente para ter um texto dedicado a ele em um e-mail, a imagem do produto deve reforçar a mensagem. Isso pode ser aplicado a recursos do produto que não são visíveis. Por exemplo: se sua empresa faz uma loção que contém aveia, você pode realçar esse ingrediente colocando aveia próxima à loção na imagem do produto.

Atenção ao espaço do conteúdo de marketing 

O espaço do conteúdo de marketing é o espaço vazio ao lado do texto. No mínimo, elementos em uma imagem, como cores fortes, assuntos e outros componentes, não devem se sobrepor ao texto e dificultar a leitura. Também é possível melhorar a experiência usando as imagens para direcionar os olhos para o que você deseja que seu público-alvo focalize em seu e-mail. Por exemplo, é possível usar uma imagem com uma pessoa olhando para a esquerda e posicionar o título à esquerda. As pessoas naturalmente seguem a imagem e leem o título. Outra opção é usar uma imagem com um design que direciona para a direita e conduz o olhar para título.

O mais interessante é que o conteúdo e as imagens estejam alinhados

Abuse das cores!

Cores transmitem sentimentos, sejam eles felicidade, tristeza ou emoções mais abstratas, como confiabilidade. Portanto, a escolha da cor é muito importante na definição do tom e pode ter um efeito poderoso junto ao público. Há muita psicologia envolvida nas escolhas de cores das marcas, e certos tons, inconscientemente. despertam certos sentimentos. O preto, por exemplo, transmite as ideias de poder, formalidade e mistério, enquanto o branco evoca a pureza, a bondade e a segurança. O vermelho está associado à vitalidade, à agressividade e à força, enquanto o azul nos remete à confiança, à estabilidade e à sabedoria. O verde, por sua vez, faz as pessoas pensarem em crescimento, harmonia e fertilidade, enquanto o amarelo produz sentimentos de felicidade, energia e inteligência. Assim, ao escolher imagens para o seu e-mail marketing, é importante identificar os sentimentos que você quer inspirar no público, optando por imagens com cores dominantes que remetam a esses sentimentos.

Hiperlink as imagens para landing page

Imagens mais eficientes são contextualizadas e relacionadas. Isso significa que o cliente precisa visualizar o produto ou serviço em sua vida de maneira significativa e positiva. Às vezes, é fácil conceituar uma audiência como uma soma de contatos em seu banco de dados. Mas o e-mail marketing eficaz começa com o reconhecimento de que cada e-mail que chega à caixa de entrada de uma pessoa com um conjunto específico de informações demográficas, estilo de vida, hobbies e preferências. Para empresas que estão apenas começando, imagens com base no perfil do público-alvo são as ideais. Quem talvez precise do seu produto? Quais são os dados demográficos? Que tipo de vida elas levam? Quais são seus interesses? Para quem já tem um negócio, procure por email, website e análises sociais para definir com precisão como são seus melhores clientes. Independentemente de como você escolher entender seu público, selecione imagens que reflitam os pontos de dados que você identificou.

Acesse as imagens da Shutterstock no Constant Contact  Para encontrar a imagem perfeita para campanhas de e-mail marketing, a Constant Contact integrou a biblioteca de imagens da Shutterstock. Essa integração permite que os usuários pesquisem e usem diretamente mais de 300 milhões de imagens Shutterstock na biblioteca de mídia da Constant Contact. Tais imagens podem ser usadas em e-mails, eventos, pesquisas e campanhas sociais. Os usuários do Constant Contact podem acessar as imagens do Shutterstock selecionando “Stock Images” no menu suspenso “Upload to Library” na Biblioteca de mídia. Além de fornecer acesso rápido à biblioteca da Shutterstock, o Constant Contact utiliza a API da Shutterstock para oferecer uma experiência de pesquisa poderosa para os usuários.

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