DRONES E SOFTWARES IRÃO DIGITALIZAR MUSEU

Uma parceria entre a Autodesk e a Drone Imperial, irá digitalizar o Museu Imperial, o lugar com o maior acervo sobre o Brasil na época imperial

Autodesk, especialista em software 3D para projeto, formou uma parceria com a Leica Geosystems, a Drone Imperial e a Realize Tecnologia, para realizar o projeto que pretende preservar digitalmente o Museu Imperial, popularmente conhecido como Palácio Imperial, localizado em Petrópolis, Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é captar imagens da edificação tanto internamente quanto externamente, considerando todo o entorno do museu, com o máximo de detalhamento possível.

O projeto deve ser concluído em aproximadamente 3 meses e decorre nas seguintes etapas:

Drone Imperial e Realize Tecnologia : fizeram toda a captação das imagens exteriores por meio de DRONES que mapearam o palácio e os seus arredores, considerando detalhes do terreno. E a Realize gerou a Nuvem de pontos no Autodesk Recap.

Leica Geosystems: irá gerar o escaneamento a laser do exterior e interior do prédio com todos os detalhes contidos no mesmo.

Autodesk: Por meio dos softwares Autodesk Recap e Autodesk Infraworks, fará todo o tratamento das imagens externas do Museu e seu entorno apresentando a Nuvem de Ponto posicionada no terreno, e vai gerar uma parte do projeto de arquitetura do prédio em BIM, com os softwares Autodesk Revit, Revit Live, Autodesk Navisworks, Autodesk 3dsmax e Autodesk Stingray para criar um ambiente de navegação virtual com interatividade. Estes materiais serão entregues para o Museu para fazerem parte do seu acervo.

Ao final do projeto, será possível gerenciar melhor questões de preservação do Palácio, bem como criar novas experiências para os visitantes. Quanto à preservação, será possível ter dados detalhados que podem, por exemplo, calcular com precisão a quantidade de tinta necessária para preservar a pintura do local. Quanto à experiência, as imagens captadas podem gerar uma experiência em realidade virtual, visitas virtuais, maquete em 3D, entre outras iniciativas.

O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por D. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema.

Compartilhar
Artigo anteriorÁUDIO NAS DSLRS
Próximo artigo4K PARA QUÊ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here