Conhecido mundialmente por suas técnicas fotográficas e pelos seus cliques do melhor amigo do homem, Elliott Erwitt terá 50 fotos de sua autoria expostas no Centro Cultural Fiesp

O fotógrafo Elliott Erwitt é conhecido por sua irreverência e ironia, na hora de fazer os seus cliques. Prestes a completar 89 anos, ele tirou fotos de celebridades, registrou o dia a dia das cidades e os seus trabalhos mais conhecidos foram as fotografias do mundo canino. Quem gosta do seu trabalho poderá ver a partir do dia o4 de julho até o dia 24 de setembro, no Centro Cultural Fiesp, a exposição Vida de Cão.

A fim de propor reflexões bem-humoradas e espirituosas sobre a relação entre os cães e os seres humanos, a seleção do curador João Kulcsár reúne 50 fotografias, elencadas originalmente no livro DogDogs (1989), do próprio Erwitt. “Ele consegue mostrar como nosso relacionamento com o melhor amigo do homem tem raízes na semelhança mútua e na emoção, sem deixar de lado o senso estético e crítico”, comenta Kulcsár, que se encontrou pessoalmente com o homenageado, antes de montar a mostra inédita.

Em tempos de Photoshop e redes sociais como o Instagram, as imagens em preto e branco clicadas em vários países – incluindo Brasil, Inglaterra, França e Irlanda –, entre os anos de 1946 e 2004, prometem encantar amantes dos caninos, não apenas pela temática, mas pela comicidade escondida em cada foto, bem ao estilo de seu criador.

Segundo o curador, “ele usava o preto e branco como linguagem para expressar seu raro talento: provocar o riso sobre tudo, até sobre si mesmo”. Outra de suas marcas registradas é o uso da ilusão para “criar composições que parecem surreais ou improváveis à primeira vista”, completa.

Exposição Vida de Cão

Período: 4 de julho a 24 de setembro de 2017
Horários: diariamente, das 10h às 20h
Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313)
Classificação indicativa: Livre
Fotógrafo: Elliott Erwitt
Curadoria: João Kulcsár
Agendamentos: de segunda a sexta, das 10h às 18h, pelo telefone 11 3146 7439.
Entrada Franca