Festival do Rio reúne filmes que estão na corrida pelo Oscar
O Festival do Rio traz, em cada edição, uma seleção de grandes lançamentos internacionais. Esta edição, que acontece entre 9 e 19 de dezembro, reúne onze longas-metragens que são apostas para o Oscar® 2020. Entre eles estão O Adoráveis Mulheres (Little Woman), de Greta Gerwig – que abre o festival no dia 9 de dezembro -, Escândalo (Bombshell), de Jay Roach e Um Lindo Dia na Vizinhança (A Beautiful Day in the Neighborhood), de Marielle Heller.
Confira a lista completa:
Adoráveis Mulheres (Little Woman), que é o filme de abertura do Festival do Rio, também é um forte concorrente ao Oscar® de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. A história, um clássico da literatura, gira em torno da vida das irmãs March, que caminham para a vida adulta sem a presença do pai, que luta na Guerra Civil Americana. Na trama, a escritora Jo (Saoirse Ronan) está trabalhando em um romance sobre sua vida e de suas irmãs: a atriz Meg (Emma Watson), a pintora Amy (Florence Pugh) e a pianista Beth (Eliza Scanlen). Embora sejam muito diferentes entre si, são unidas por um forte laço de amor incondicional, em tempos difíceis.
O drama americano baseado em fatos reais O Escândalo (Bombshell) divide com Jojo Rabbit a superpotência do Oscar® e pode concorrer nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Dirigido por Jay Roach e roteirizado por Charles Randolph, a trama aborda as denúncias de jornalistas da FOX News, em 2016, que acusavam o dono da emissora de assédio sexual. O longa é estrelado por Nicole Kidman, Margot Robbie e Charlize Theron.
A comédia americana Jojo Rabbit (Jojo Rabbit), de Taika Waititi, é protagonizada por Scarlett Johansson e retrata a Segunda Guerra Mundial através dos olhos de um menino alemão (Roman Griffin Davis) de 10 anos, que foi doutrinado pela juventude nazista e seu amigo imaginário Adolf Hitler. A produção pode ser indicada na categoria Melhor Filme do Oscar®.
No filme americano Um Lindo Dia na Vizinhança (A Beautiful Day in the Neighborhood), de Marielle Heller, Tom Hanks vive o icônico apresentador de TV Fred Rogers – com grandes chances de ser um dos indicados ao Oscar® de melhor ator A produção retrata a amizade entre Rogers e o jornalista Tom Junod (Matthew Rhys).
Honey
Boy (Honey Boy), de Alma Har’el, acompanha vida do ator Shia
LaBeouf. Ele, inclusive, além de roteirista do filme, atua no papel de seu
próprio pai, uma figura complicada mas, um dos grandes responsáveis por
colocá-lo na carreira que o consagrou. O longa, que foi lançado em Sundance sob
diversos elogios, também conta com a presença de Lucas Hedges e Noah Jupe no
elenco. A produção pode ser indicada nas categorias Melhor Roteiro Original e
Melhor Ator Coadjuvante.
O longa LGBTQ+ E Então Nós Dançamos (And Then We Danced), de Levan Akin, é o indicado da Suécia para o Oscar® de melhor filme estrangeiro e traz o romance entre um bailarino profissional no auge de sua carreira e o seu maior rival. O amor se torna um problema quando o personagem fica dividido entre continuar seguindo seus sonhos e seguir em um relacionamento verdadeiro.
O primeiro longa do diretor francês Ladj Ly Os Miseráveis (Les Misérables) representará a França na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar®. O filme tem o mesmo título da obra clássica de Victor Hugo e denuncia a violência e o preconceito vivenciados pelos moradores de muitos subúrbios de Paris nos dias de hoje.
A produção de época Uma Vida Oculta (A Hidden Life), de Terrence Malick, traz para às telas a ascensão do nazismo na Alemanha dos anos 30 e seu impacto nas comunidades agrárias do país. A trama é baseada na história pouco conhecida de Franz Jägerstätter (August Diehl), um fazendeiro austríaco que se recusou a jurar lealdade a Hitler. O longa pode ser indicado para concorrer ao Oscar® de Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Direção.
O novo filme de Clint Eastwood O Caso Richard Jewell (Richard Jewell) é baseado em fatos reais e pode ser candidato na categoria Melhor Ator. Richard Jewell trabalha como segurança nas Olímpiadas de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos. Ele ganha fama de herói ao relatar ter encontrado uma bomba, mas depois se torna o suspeito número 1 do FBI no caso.
Uma Mulher Alta é o longa-metragem do diretor de Kantemir Balagov e é o candidato a representar a Rússia no Oscar®. Inspirado no livro “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher”, de Svetlana Aleksiévitch, o filme se passa na cidade de Leningrado, em 1945 e conta a história de Iya (Viktoria Miroshnichenko) e Masha (Vasilisa Perelygina). São duas jovens mulheres que buscam esperança e significado em meio aos destroços físicos e psicológicos deixados na Rússia após o fim da Segunda Guerra Mundial.
A atriz Renée Zellweger é uma das favoritas a concorrer ao Oscar® de Melhor Atriz pelo filme Judy, de Rupert Gold. O longa é uma adaptação da peça de sucesso da Browdway “Judy Garland – O Fim do Arco-Íris” e dramatiza o último ano de vida atriz e cantora, que morreu aos 47 anos.
Sobre o Festival do Rio
Desde sua criação, o Festival do Rio já exibiu 7 mil longas, incluindo filmes recém-premiados em festivais e mostra internacionais como Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou mais de 7 mil profissionais para o mercado audiovisual e de eventos. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte importante do festival, que é a maior vitrine da cinematografia brasileira.