Festival Varilux de Cinema realizou masterclass gratuita em São Paulo
Além das atrações exibidas, evento promoveu iniciativas que aproximaram o público de profissionais consagrados da área de produção
No dia 22 junho, foi realizada, em São Paulo, a primeira masteclass do Festival Varilux de Cinema Francês. Com entrada franca, o evento contou com as participações do roteirista Antoine Lacomblez e do diretor Jean-Philippe Amar.
Na ocasião, os profissionais dividiram com o público o seu conhecimento e vivência nas áreas de produção, criação e direção. Lacomblez é roteirista das séries O que Pauline Não Diz e Jogos de Poder, incluídas na seleção do Festival, e participou de mais de 40 produções como escritor.
Ele também ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cartagena, por Oriana, e foi laureado pela SACD – Sociedade dos Escritores e Compositores Dramáticos como melhor roteirista de TV. Amar, por sua vez, participou do festival com a série Sentinelas.
Encontros profissionais
O evento ainda contemplou encontros profissionais com personagens como Alexandre Piel, produtor de Jogos de Poder e A Corda, além de Isabella Barsumian, distribuidora de Cheyenne e Lola e Sentinelas, Soizic Gelbard, produtora na Gaumont (O que Pauline Não Diz), e Thomas Triboit, diretor do departamento das Séries na Orange Studio (Sentinelas e Opera). Em São Paulo, os encontros aconteceram no Teatro Alliance Française, dia 21. Já no Rio de Janeiro, foram realizados no dia 24, no cinema Estação Net Rio. Tais iniciativas permitiram a troca de experiencias sobre assuntos como: concepção, produção, exibição e comercialização de séries.
Com propostas bem variadas, as séries exibidas durante o Festival também deram relevância a essa edição do evento. Estrelada por Veerle Baetens e Charlotte Lebon, Cheyenne e Lola mostra o encontro de duas jovens opostas que se acham presas em uma engrenagem infernal, e que precisam unir forças para sobreviver.
Já em As Sentinelas, criada por Thibault Valetoux e Frédéric Krivine, o público acompanha a trajetória da tenente Anaïs Collet, empenhada em rastrear terroristas. Mas uma emboscada com consequências dramáticas revive as tensões entre os militares e a população maliana, que aceita cada vez menos a presença francesa.
Em Jogos de Poder, série de suspense estrelada por Alix Poisson, Laurent Stocker e Jean-François Sivadier, personagens muito diferentes se veem envolvidos em um jogo de poder: um agricultor com leucemia, um parlamentar idealista, um acusado multinacional, um lobista disposto a tudo para defender os interesses de seu cliente e um jornalista. E em O que Pauline Não Diz, uma mulher se torna a principal suspeita do assassinado do marido, e vê sua situação piorar cada vez mais enquanto tenta provar a própria inocência.