FILME PIXOTE GANHA VERSÃO RESTAURADA

0
Foto: (Imagem- filme: Pixote)

O longa foi digitalizado e já tem sido exibido em Festivais

O filme brasileiro Pixote – A lei do mais Fraco (1981), de Hector Babenco, acaba de ser integralmente digitalizado. O projeto aconteceu devido à  indicação dos cineastas Walter Salles e Roberto Gervitz para o WCP – World Cinema Project, da The Film Foundation, em que a HB Filmes, produtora criada por Babenco em 1974, e atualmente dirigida por sua filha Myra Arnaud Babenco, viabilizou o processo de restauro do filme.

Todo o processo de restauração aconteceu por meio da supervisão artística do cineasta Roberto Gervitz, o trabalho de imagem foi feito na Cinemateca de Bolonha, uma das mais importantes instituições europeias dedicadas à preservação e ao restauro de filmes, enquanto a empresa paulista JLS Facilitações Sonoras se encarregou do som. Destaca-se também a coordenação de imagem, que contou com o trabalho de Patrícia de Fillipi.

Produzido originalmente em 35 mm, o longa foi convertido para o sistema DCP (Digital Cinema Package). Esse sistema, hoje utilizado em salas de projeção, é uma mídia física de última geração que garante alta qualidade de reprodução de imagem e som. Além do DCP, uma nova matriz fotoquímica foi produzida e ficará depositada na The Film Foundation.

Vale ressaltar que o público já pode conferir no último mês de junho, durante o 32ª Festival Il Cinema Ritrovato, na sessão “Cinemalibero”, a versão digitalizada do longa.  O evento é organizado anualmente desde 1986, pela Cinemateca de Bolonha, na Itália, sendo um dos mais importantes para as áreas técnicas do cinema, já que tem como característica e tradição exibir filmes restaurados.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here