Fotógrafo profissional revela as experiências em sua carreira

Fotógrafo: Técnica e Sensibilidade

Beto Chagas é um dos talentosos fotógrafos cujos trabalhos engrandecem o acervo da Shutterstock

Curiosamente, a fotografia não foi sua primeira atividade profissional – ele começou trabalhando na área publicitária e só depois enveredou por esse caminho, primeiramente, atuando no segmento de eventos sociais. A seguir, o profissional recorda sua trajetória e dá algumas dicas para os aspirantes a fotógrafos com base em sua própria experiência.

QUANDO E COMO SURGIU O SEU INTERESSE POR FOTOGRAFIA? E DE QUE FORMA VOCÊ INICIOU A SUA CARREIRA?

Sou formado em publicidade e trabalhava como diretor de arte em agência de publicidade. Em 2008 fiz um curso profissionalizante de fotografia e acabei começando a trabalhar com eventos sociais. Como todo fotógrafo de eventos, tinha o fim de semana cheio e alguns dias da semana mais tranquilos. Foi quando comecei a me interessar pelo mercado de banco de imagem, pois podia produzir no meu tempo livre.

EM SUA OPINIÃO, O QUE CONTA MAIS NA CARREIRA DE UM FOTÓGRAFO: A SENSIBILIDADE DO OLHAR OU UMA SÓLIDA FORMAÇÃO TÉCNICA?

Em minha opinião, as duas coisas. Não adianta nada você ter um ótimo olhar e não ter a capacidade técnica de capturar o que você está vendo, mas também não adianta nada ser tecnicamente perfeito e fotografar coisas sem graça. E acho que você pode aprender os dois, você pode treinar o seu olhar estudando ótimas imagens e treinar sua parte técnica, também.

A EVOLUÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PÔS UMA SÉRIE DE FERRAMENTAS ÚTEIS AO ALCANCE DOS FOTÓGRAFOS, MAS SEMPRE HÁ ALGUNS “TRUQUES” E “MANHAS” QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA NA HORA DE CONSEGUIR BOAS FOTOS. QUAIS SÃO OS TRUQUES E MANHAS QUE JÁ RENDERAM A VOCÊ IMAGENS E INCRÍVEIS?

Acho que ainda não existe substituto para um filtro polarizador. Esse filtro tira reflexos não metálicos dos objetos, o que deixa as cores mais vivas em fotos de paisagem por exemplo. Acho que ainda não existe nenhum tratamento digital que deixe a imagem com o mesmo aspecto desse filtro.

QUAIS OS LUGARES MAIS FOTOGÊNICOS QUE VOCÊ JÁ VISITOU? E QUE CARACTERÍSTICAS FAZEM DESSES LUGARES BONS TEMAS PARA FOTOS?

Acho o nordeste brasileiro incrível para fotos, a característica das praias, a areia branca, a cor do mar, enfim… Acho bem diferente do resto do mundo.

EXISTE ALGUMA FOTO OU PROJETO QUE VOCÊ CONSIDERE UM MARCO EM SUA CARREIRA? EM CASO AFIRMATIVO, PODERIA NOS FALAR SOBRE ESSE TRABALHO?

Em 2014, tive uma das cinco fotos mais vendidos do mundo em bancos de imagem. Era uma foto sobre futebol e a Copa do Mundo do Brasil. Era um trabalho de um fotógrafo brasileiro, sobre a Copa do Mundo do Brasil, e acabou espalhando o meu portfolio pelo mundo.

QUE EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS NÃO PODEM FALTAR EM SEU MATERIAL DE TRABALHO? QUAIS SÃO AS FERRAMENTAS QUE VOCÊ SEMPRE LEVA CONSIGO EM SUAS VIAGENS?

Com a experiência e a idade, acabei priorizando viajar de uma forma leve e com mobilidade. Então eu tento sempre viajar com a menor quantidade possível de equipamento, mas que me permita fazer as fotos que eu quero. Então, basicamente, hoje eu viajo com: minha câmera Cânon EOS R, uma lente 24-105mm f4 (uma das lentes mais versáteis que existem), um flash speedlite, um tripé leve para viagens e um filtro polarizador.

QUANDO SE FALA EM REGISTROS DE NATUREZA, OS LUGARES MAIS LEMBRADOS SEMPRE SÃO A AMAZÔNIA, O PANTANAL ETC. QUE OUTROS LUGARES DO PAÍS VOCÊ RECOMENDARIA A FOTÓGRAFOS QUE QUEIRAM REGISTRAR IMAGENS INCRÍVEIS?

Gosto muito de praias. Acho que as praias brasileiras têm uma característica única.

HÁ ALGUM FILTRO, LENTE OU QUALQUER OUTRO ACESSÓRIO QUE VOCÊ RECOMENDE ÀS PESSOAS INTERESSADAS EM FOTOGRAFAR A NATUREZA? EM CASO AFIRMATIVO, O QUE ESSAS FERRAMENTAS PODEM AGREGAR DE POSITIVO ÀS IMAGENS?

Filtro de densidade neutra, para tirar luz da foto e possibilitar uma exposição mais longa. Filtro polarizador, para tirar reflexos não metálicos dos objetos como folhagem, céu e água, dá um aspecto incrível. E, é claro, um tripé, para deixar a imagem nítida.

EM UMA FOTO DE NATUREZA, QUE ELEMENTO É MAIS IMPORTANTE: O ÂNGULO, A LUZ, O ENQUADRAMENTO OU O TEMA EM SI?

Acho que uma boa foto de natureza equilibra todos esses elementos, mas, se for para escolher um deles, acredito que a luz é o mais importante. Não adianta ter uma paisagem magnífica e uma luz horrorosa. Por isso eu procuro sempre fotografar durante o nascer do sol ou o pôr do sol. A luz nesse horário, para mim, é a mais bonita que existe.

HÁ ALGUM LUGAR QUE VOCÊ SONHE FOTOGRAFAR, SEJA AQUI NO BRASIL OU EM QUALQUER OUTRA PARTE DO MUNDO?

Não sei se é pela dificuldade ou pela distância, mas morro de vontade de fotografar o Japão. Sempre que vejo uma paisagem japonesa, fico de queixo caído. Gostaria muito de ir para lá.

You don't have permission to register