Gente como a gente: série do Canal Futura dá voz a pessoas comuns que fazem a diferença em São Paulo
Produzida pela Galeria Filmes, série Retratos Urbanos é estrelada por trabalhadores que atuam nos principais cartões postais da cidade
Estreou, no último dia 7 de janeiro, a série Retratos Urbanos, produzida e realizada pela Galeria Filmes. A ideia da atração é interessante: em seus episódios, o programa mostra o cotidiano de trabalhadores que atuam nos mais famosos espaços de São Paulo, como o Theatro Municipal, o Masp e o Cemitério da Consolação. Com 13 episódios (de apenas cinco minutos, cada), Retratos Urbanos é exibida pelo Canal Futura às terças-feiras, sempre às 22h55.
INSTITUTO BUTANTAN E MERCADO MUNICIPAL
Por meio de minidocumentários, a produção revela ao público o cotidiano de trabalhadores que, muitas vezes, permanecem ocultos, mas são responsáveis pela manutenção de verdadeiros cartões-postais da cidade. Gente como o herpetólogo do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto, que cuida de serpentes e que, ao longo da carreira, aprendeu a respeitar esses animais peçonhentos. Apesar de já ter se envolvido em vários acidentes com os répteis – alguns deles, graves –, Giuseppe continua fascinado por eles.
Outro protagonista da série é João Levi Miguel, comerciante do famoso “Mercadão Municipal”. Um dia, João chegou a pensar em ser artista. Mas é em sua banca de queijos que ele realmente se realiza, além de ter a oportunidade de conhecer e conversar com centenas de pessoas diferentes, todos os dias. Antes de ter a própria banca, ele trabalhou como empregado durante 23 anos no próprio “Mercadão”.
ESTAÇÃO DA LUZ E MASP
Relojoeiro da Estação da Luz, Augusto Fiorelli é outro dos entrevistados do programa. Ele aprendeu a profissão com o avô, e se dedica a ela em período integral – como ele mesmo afirma, “não dá para tirar férias, pois o relógio para se alguém não lhe der corda”. Além da Estação da Luz, este herói anônimo cuida de outros relógios famosos de São Paulo, como os da Faculdade São Francisco e da igreja do Largo de São Bento.
Já Horrana Santos tem uma função importantíssima em uma capital como São Paulo: zelar pela disseminação da cultura. Ela é assistente curatorial do MASP – museu que, além de ser um dos cartões-postais de “Sampa”, é uma instituição que se mantém visionária pela maneira como recebe e exibe obras de arte.
A série ainda enfoca o cotidiano de pessoas como Cícero Pereira (“faz-tudo” do Parque do Ibirapuera, e que se orgulha de ser o funcionário público mais antigo do parque) e José Leonídio Santos (mergulhador do Rio Tietê que, certa vez, encontrou uma mala com US$ 2 mil dólares nas águas do rio!).
SERVIÇO – Retratos Urbanos
Exibição: todas as terças-feiras, às 22h55
Onde: Canal Futura, disponível nas operadoras Oi TV (canal 35 SES-6), Claro TV (canais 87 e 587), Algar TV (canal 228), TV Alphaville (canal 86), NET (canais 87 e 587) e SKY (canal 34), além do portal Futura e do aplicativo FuturaPlay.