ILUMINAÇÃO: UM CAMINHO DE LUZ

A iluminação é um dos elementos não específicos da arte cinematográfica ou do audiovisual; ou seja, não pertence exclusivamente a esses meios e é utilizada por outras artes, como o teatro e a pintura.

Emerson Calvente

Um diretor de fotografia “completo” deve ter, além de habilidades técnicas, boa cultura visual. Todas as atividades que contribuam para a formação do “olhar” são essenciais para desenvolver a competência estética do profissional. O estudo das artes visuais, especialmente da pintura e da fotografia, deve ser constante. Como o diretor de fotografia é um chefe de equipe, boa capacidade de relacionamento, comunicação precisa e liderança completam o perfil do profissional ideal. Entre as competências técnicas, destacam-se os conhecimentos de eletricidade e das “ferramentas de iluminação”.

REFLETORES

No Brasil, os refletores Arri são os preferidos pelos diretores de fotografia e são facilmente encontrados em locadoras de equipamentos de iluminação. Tratando-se de iluminação, a Arri oferece mais de vinte modelos diferentes de kits para atender às necessidades mais variadas dos clientes, sendo, todos eles, completos, com lâmpadas, refletores, tripés, difusores etc. Alguns modelos incluem um estojo para acessórios, cabo para extensão, caixa de lâmpadas, luvas e grampos. Ao escolher entre os kits, aspectos como o local das gravações e o efeito desejado devem ser considerados.

Podemos destacar dois tipos básicos de refletores, como os “abertos” (open-faced) e os “fresnéis” (fresnel-lensed). Os kits Arri contêm uma grande variedade de acessórios. A luz pode ser “dura” ou “suave”, dependendo da sombra por ela provocada. A “dura”, ou “hard”, provoca sombras bem definidas, com zonas de claro e escuro. Já a “suave”, ou “soft”, quase não provoca sombras.

A luz dura, com sombras acentuadas e bem definidas, como as provocadas pelo sol, é produzida por uma fonte de luz pequena. A luz suave, menos definida, como a de um dia nublado, é geralmente produzida por uma fonte maior, mais difusa, como a de um Softbank.

Não há regras quanto à utilização de luz dura ou suave em uma cena, mas há características que devem ser consideradas. A luz dura é facilmente controlada com o uso de barn-doors, que produzem sombras marcantes e efeitos de iluminação atraentes.

Porém, no caso de entrevistas, um fresnel ou um “aberto” mal posicionados podem provocar resultados desagradáveis, mesmo em pessoas fotogênicas.

REBATEDORES

Muitas vezes, não se tem à disposição (por falta de acesso ou recursos financeiros) quantidade de equipamentos de luz suficiente que possa produzir a luz que o diretor de fotografia almeja imprimir ao projeto. No entanto, com a utilização de rebatedores, é possível obter resultados criativos e belos, apenas rebatendo a luz do sol ou de um refletor.

Utilizando um rebatedor, é possível controlar a luz e dirigi-la para qualquer lugar. Há, basicamente, dois tipos de rebatedores: o duro (hard ou board) e o de tecido (soft).

O rebatedor duro é uma superfície plana polida, nas cores prata ou dourado. São muito úteis em gravações em locais abertos com muito vento, direcionando a luz exatamente para o local desejado em função de sua superfície plana e resistente. Em sua grande maioria, os rebatedores duros apresentam uma superfície cuja capacidade de reflexão é maior (dura ou hard) e outra menos reflexiva (soft), permitindo a variação da intensidade da luz. Esta denominação (superfície dura ou soft) refere-se, neste caso, à capacidade de reflexão desta superfície, e não ao material de que é feita.

Os rebatedores feitos de tecido, por sua vez, apresentam superfície irregular e podem ser brancos, prateados ou dourados, ou uma combinação destas três cores. Por proporcionarem uma luz mais difusa e suave que os rebatedores duros, são muito utilizados na iluminação de rostos.

Um bom diretor de fotografia deve ser um profissional completo e deve conhecer e saber trabalhar com diferentes refletores e fontes de luz. A iluminação é um dos elementos principais da linguagem audiovisual e, certamente, um dos mais eficazes na construção das sensações e significados.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here