Engenheiro de som leva conhecimento para mais de 100 igrejas do Brasil

0
Jonathan Maia - engenheiro de som
Jonathan Maia (E) foi engenheiro de som de algumas das principais produções da Rede Globo nos últimos 10 anos.

Dezenas de igrejas evangélicas já receberam as orientações do especialista Jonathan Maia, que voluntariamente ofereceu sua expertise para aprimorar a qualidade da música e voz executadas nos cultos e oferecer um som de excelência ao público.

O músico e engenheiro de som Jonathan Maia, que nos últimos dez anos atuou como engenheiro de gravação em programas musicais da TV Globo e ainda foi reconhecido como melhor técnico e captação de áudio pelo Prêmio Profissão Entretenimento, mostrou que a humildade é que faz a diferença. Assim, passou a compartilhar toda a sua expertise em estúdios e engenharia de som com mais de 100 igrejas Gospel do Brasil. Seu objetivo era aprimorar a qualidade da sonorização que se faz nas igrejas, resultando em uma liturgia com excelência na música e na voz executadas nos cultos, livre de ruídos indesejáveis, fluindo som agradável ao público ouvinte.

O trabalho voluntário começou logo que Jonathan ingressou na Globo, aos 19 anos.  Ao observar que tudo o que faziam nos bastidores, antes e durante os programas, deveria ser perfeito, somado à oportunidade de trabalhar com equipamentos de primeira linha e grandes profissionais do áudio, Jonathan passou a identificar as limitações das igrejas em que ele também atuava como músico e engenheiro de som.

“Percebi que as igrejas tinham muitas deficiências. Às vezes, pedia um determinado cabo para ligar um instrumento, ou outros acessórios, e percebia que a pessoa não tinha tal informação. Foi então que pensei em escrever uma apostila de áudio básico para igrejas. A partir daí, comecei a aplicá-la em muitas delas e prestar consultoria voluntária. A ideia era oferecer a eles um som de qualidade. Eu queria levar isso a eles”, conta.

Este trabalho foi possível porque o engenheiro acompanhou durante anos diversos cantores evangélicos que viajavam pelo país. Neste sentido, o especialista aproveitava para ajudar e dar suas aulas, sem fins lucrativos.

Nascido e criado em lar evangélico em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Jonathan Maia aprendeu o que era música desde cedo. Filho do músico Osmar Oliveira, também conhecido como Pastor Mazinho, um dos líderes da Igreja Reviver em Cristo, da Freguesia do Rio de Janeiro, percebeu que muito poderia acrescentar.

Sobre o Jonathan Maia

Jonathan Maia - engenheiro de som
Jonathan Maia – engenheiro de som

Filho, neto e sobrinho de músicos, Jonathan Maia não poderia escolher uma carreira diferente. Aos cinco anos já estudava bateria. No entanto, sempre quis ter uma visão geral da música e passeou um pouco por todos os instrumentos até escolher o contrabaixo, que estudou no curso da escola Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Mais tarde, profissionalizou-se e fez cursos de áudio no Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), graduando também em produção fonográfica no curso da Estácio de Sá.

Aos 19 anos integrou a Rede Globo, quando passou a atuar como engenheiro de gravação em programas músicas da TV Globo, como The Voice Brasil, que recebeu o prêmio Globo de Entretenimento 2014, The Voice Kids, indicado ao Emmy 2017, Super Star e Pop Star. Em 2018, foi convidado a participar como engenheiro de gravação do álbum Escola Brasileira, do músico e produtor, Torcuato Mariano. No mesmo ano, Maia também trabalhou no álbum do cantor Tiago Iorc, que recebeu duas indicações ao Grammy Latino 2019.

Veja Também