Pela primeira vez no Brasil, espetáculo que apresenta a trajetória do poeta Al-Mu’tamid fará parte da 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Entre os dias 9 e 16 de agosto acontece a 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. No dia 12 de agosto, na Sala São Paulo, o espetáculo Al-Mu’tamid, poeta rei do Al-Andalus (1040/1095) – Uma Viagem por dez séculos de música e interculturalidade, será exibido e abrirá o evento. Pela primeira vez no país, ele apresenta a música e a poesia do século XI, seguindo a rota do rei-poeta Al Mu’tamid ao norte da África e Andaluzia.

Um conjunto de músicos e intérpretes cantam os poemas do Rei Al Mut’Amid nas línguas dos três países herdeiros do legado andalusino: Filipe Raposo, Janita Salomé e Quiné Teles de Portugal; Eduardo Paniagua e Cezar Carazo de Espanha; El Arabi Serghini e Jamal Ben Allal de Marrocos. O concerto é acompanhado pela projeção de imagens que documentam a viagem pelo território da sua vida, testemunhando e atualizando todo o imaginário de uma relação territorial e cultural secular.

Segundo o curador do concerto e da mostra de cinema, Geraldo Adriano Campos, “espetáculo Al-Mu’tamid converge perfeitamente com o tema de curadoria da 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema de 2017, que é ‘territórios que me atravessam”. Ele avalia que, ao trazer pela primeira vez para o público brasileiro essa experiência de uma viagem pela Andaluzia do século XI, “o espetáculo nos remete ainda a um outro Brasil, às camadas históricas que fazem parte da formação da própria música brasileira em suas matrizes árabes e ibéricas”.

Al-Mu’tamid, poeta rei do Al-Andalus (1040/1095) – Uma Viagem por dez séculos de música e interculturalidade

Dia 12 de agosto de 2017, às 22h

Local: Sala São Paulo

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia) à venda na Bilheteria da Sala São Paulo ou pelos demais canais da Ingresso Rápido

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here