MOSTRA SOBRE AS OBRAS DE JOHN AKONFRAH

Com diversos filmes inéditos, a mostra “O cinema de John Akomfrah” cria uma retrospectiva do cineasta e constrói um paralelo entre a realidade africana e suas obras

Entre os dias 15 de novembro e 4 de dezembro, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo irá apresentar uma retrospectiva inédita com os filmes de John Akomfrah na mostra “O Cinema de John Akomfrah”, primeiro cineasta a abordar a diáspora africana. Suas obras mostram a luta contra a opressão racial e denunciam as ramificações contemporâneas do colonialismo. Além dos filmes, a mostra contará com debates durante o mês da Consciência Negra, novembro, e contará com o renomado historiador da arte Kobena Mercer.

Durante a exposição serão apresentados 16 longas, em sua grande maioria inéditos no Brasil, que são divididos em ficções, documentários e videoinstalações. Partindo da cinematografia do realizador ganês-britânico, a mostra consegue traçar um paralelo entre obras e a história africana, indo das raízes da escravidão com Tropykos até um futuro de ficção científica com O último anjo da história.

Além dos filmes de Akomfrah, serão exibidos dois filmes de ReeceAuguiste, um dos mais proeminentes artitas do Black AudioFilmCollective. Outra sessão especial durante a exposição é a do filme Borderline, de Kenneth Macpherson. Clássico do cinema silencioso, o filme britânico parte de um triângulo amoroso inter-racial para fazer considerações sobre relações inter-raciais, preconceito, tratamento de classe e questões de gênero e sexualidade.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here