O “BOOM” DOS PROGRAMAS HUMORÍSTICOS
Novo curso da AIC reúne um time de “experts” versados na arte de fazer rir
Texto: Redação
Imagens: Divulgação
Em tempos de crise, o humor exerce um papel quase catártico. O riso nos purifica. Talvez por isso, os programas de humor já surgem fazendo sucesso – não só na TV, como na Internet e nos teatros, por meio das comédias stand-up. Levando em conta este cenário, a Academia Internacional de Cinema (AIC) lançou um novo curso no Rio de Janeiro (RJ): o de Roteiro de Humor.
A coordenação é da roteirista e mestre em Comunicação e Cultura Clara Meirelles. Ela já integrou o núcleo de roteiristas da Conspiração Filmes e escreveu história em quadrinhos e roteiros para séries televisivas, incluindo o recente sucesso do canal GNT, Copa Hotel. Nesse bate-papo, ela nos fala sobre o novo curso e o mercado humorístico. E, claro, mesmo em uma conversa séria, não perde a piada.
FALE-NOS UM POUCO SOBRE O NOVO CURSO DE ROTEIRO DE HUMOR DA AIC?
É um curso de roteiro focado na escrita para o humor, que é um mercado à parte e muito aquecido. Estudaremos ferramentas usadas nesse tipo de narrativa, como punchline, timing e quebra de expectativa. Espero que seja divertido. Se não for, não devolvemos o dinheiro. Mas distribuímos piadas grátis!
É PRECISO SER HUMORISTA ANTES DE SABER ESCREVER?
Claro que há pessoas naturalmente engraçadas, com uma sensibilidade aguçada para piadas e muito espontâneas. Mas é necessário trabalhar técnicas para se tornar uma pessoa que escreve roteiros, que domina os tempos e a construção do humor. Um dos professores do curso, Ricardo VR, diz que é preciso ser criativo, ter boas ideias, ser um bom observador do cotidiano e, embora pareça óbvio, conhecer as regras do Português. O que não se aplica a todos. Se você também for humorista, ótimo. Entretanto, nem sempre um bom humorista será um bom roteirista.
Acompanhe a matéria completa aqui!
Acompanhe também tudo que acontece no mundo audiovisual pela nossa fanpage no Facebook!