Cineastas premiados compõem a seleção para o BRLAB 2021

Projetos de cineastas premiados estão na seleção para o BrLab 2021

Selecionados deste ano receberão consultorias de produtores, cineastas e roteiristas do Brasil e do exterior

Desenvolvido pela Klaxon Cultura Audiovisual, com patrocínio do Programa Ibermedia, do Projeto Paradiso, da Spcine e da Secretaria Municipal da Cultura, o BrLab é a única iniciativa do mercado audiovisual brasileiro a receber projetos de toda América Latina e Península Ibérica. Os selecionados para a nova edição do evento, que será realizada entre 1 e 22 de outubro de 2021, foram anunciados pela organização.

Entre os projetos figuram títulos como A Firma Unicórnio (com direção e roteiro de Marianne Macedo Martins e Daniel Lentini e produção de Caroline Louise), A Borda do Mundo (direção de Jô Serfaty, roteiro de Jô Serfaty e Pedro Pipano e produção de Clarissa Guarilha), La Sirena de Monterrey (direção e roteiro de Marlene Grinberg e produção de Araquen Rodriguez) e Muchachos Bañándose en el Lago (direção e roteiro de Michael Labarca e produção de Patricia Ramírez Arévalo), entre outros.

Consultoria

O evento tem direção e coordenação pedagógica de Rafael Sampaio e os projetos selecionados em 2021 receberão consultorias das produtoras Tatiana Leite (Brasil) e Juliette Lepoutre (França), do produtor Giancarlo Nasi (Chile), das cineastas Mariana Rondón (Venezuela) e Paula Astorga (México) e das roteiristas Iana Paro Cossoy (Brasil) e Xenia Rivery (Cuba), entre vários outros palestrantes e convidados envolvidos em conteúdos e reuniões de negócios de compõem a programação.

Entre os títulos escolhidos estão futuros filmes de cineastas premiados, como Jô Serfaty, cujo trabalho anterior, Um Filme de Verão, foi premiado no Festival de Brasília e exibido em mais de 30 festivais ao redor do mundo. Ou Eduardo Nunes, autor de Sudoeste, lauredo em dezenas de festivais.

O Lesim, projeto de Nunes é uma coprodução Portugal-Brasil escrita em parceria com o cineasta português André Gil Mata e será inteiramente filmado em Portugal. Já Serfaty participa com Borda do Mundo, uma produção nacional que será filmada no litoral do Rio de Janeiro. A seleção internacional traz projetos de longas propostos por curta-metragistas premiados, incluindo a peruana Francesca Canepa, cujo curta El Silencio del Rio foi incluído na programação da Berlinale em 2020.

Prêmios e estímulos

Durante a realização do laboratório, produtores, diretores e roteiristas representantes dos doze projetos selecionados receberão consultorias integrais em pilares fundamentais para uma melhor realização de seus filmes: roteiro, direção, produção e distribuição. O BrLab Features acumula casos bem-sucedidos de longas lançados no Brasil e no exterior e se consolidou, nos últimos anos, como um espaço de referência internacional.

Os projetos participantes irão concorrer a prêmios e estímulos oferecidos por empresas e instituições parceiras, como a Globo Filmes, que oferece desde 2019 o Prêmio Desenvolvimento Globo Filmes no valor de R$ 100.000,00, e a distribuidora Vitrine Filmes (parceira do BrLab desde a primeira edição) que oferece prêmios para projetos brasileiros e estrangeiros. Complementam a lista de prêmios consultorias e workshops oferecidos por Torino Film Lab, apoiado por Projeto Paradiso, e Pop Up Film Residency, por exemplo, entre outras.

A comissão encarregada da seleção é constituída por nomes como: Andrea Cals, curadora audiovisual; Elzemann Neves, roteirista e dramaturgo; Fábio Leal, diretor, roteirista, ator e preparador de elenco; Fernanda De Capua, roteirista, diretora e produtora; Fernanda Vidigal, produtora e fundadora da Carapiá Filmes; Flávia Candida, curadora, cineasta e produtora; e Giovanni Barros, diretor, roteirista e produtor de elenco.

Em 2021, a programação do evento ainda contará com atividades como o BrLab Features (workshop de desenvolvimento de projetos de longas metragens de ficção da América Latina e Península Ibérica) e o BrLab CoPro (novo encontro de coprodução voltado z projetos de longas metragens latino-americanos de ficção, realizado em parceria institucional com Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso, com apoio da Embaixada da França no Brasil).

You don't have permission to register