Empresas do setor audiovisual estão se adaptando
Empresários afirmam que a busca por conteúdo ao vivo remoto teve um aumento considerável nos últimos meses
A exemplo de outros nichos de mercado, o setor audiovisual teve que se adaptar às mudanças geradas pela pandemia. As empresas MovID, Mov Locadora e Loja do Filmmaker, por exemplo, perceberam as condições impostas pelo “novo normal” e investiram na aquisição de equipamentos de transmissão ao vivo para suprir a demanda, atendendo às novas necessidades de mercado.
“Na Mov Locadora, a demanda por equipamentos com foco em transmissão ao vivo, como mesas de corte, conversores, microfones e gravadores quase que triplicou nesse período”, revela Leandro Ferreira, sócio da Mov Locadora. Ivo Duran, sócio da MovID, acrescenta que a demanda por produções em transmissão ao vivo aumentou na mesma proporção das locações e triplicaram de março para cá. “No caso da demanda por produções em áudio e vídeo, percebemos uma migração de conteúdos gravados, feitos para publicação posterior, para o streaming”, conta o empresário. “Com a população toda em casa, a demanda por conteúdo ao vivo remoto cresceu espontaneamente”.
No segmento de venda de equipamentos para o setor, a Loja do Filmmaker constatou que alguns itens “desapareceram” das prateleiras. É o caso do equipamento ATEM MINI, da Blackmagic, muito utilizado para iniciantes em transmissão ao vivo, pequenas produtoras e produtores independentes.
Hub de economia criativa
Em sintonia com o momento atual, a MovidID Films, Mov Locadora e Loja do Filmmaker formaram hub de economia criativa para atender às novas demandas dos clientes. A iniciativa deu certo e ajudou na organização geral dos sócios, que viram a demanda por serviços e equipamentos de live streaming quase triplicarem por conta do isolamento social. Em algumas situações, a MovID Films chegou a trabalhar de forma simultânea em duas lives.
Destaque na realização de conteúdo online a ao vivo desde 2016, a MovID Films tem se tornado a escolha de grandes empresas brasileiras e multinacionais para produção de vídeos com alto apelo estético e fina curadoria de conteúdo. Dois de seus cases recentes foram a Expert XP 2020 e a live do artista Seu Jorge.
No auge do isolamento social, devido ao novo coronavírus, a produtora foi convidada pela XP Investimentos para transmitir mais de 90 lives simultâneas durante quatro dias de evento. A estrutura de última geração oferecida em sua media house, com capacidade ímpar de gerencia, pôde receber esse desafio, que é uma forte característica reconhecida por clientes e atuantes no setor.
Solução acessível
Grande parte dos equipamentos utilizados nas produções da MovID Films é fornecido pela empresa-irmã, a Mov Locadora, que é especializada em locação de produtos audiovisuais e tem fomentado o trabalho de filmmakers e criadores de conteúdo em pequenas e grandes produções pelo Brasil afora.
O principal objeto da iniciativa é ser uma solução acessível aos profissionais que querem elevar o nível de seus vídeos por meio dos equipamentos mais atuais para imagem e som (e a custos praticáveis). Este ano, a Mov Locadora passa a entregar produtos em todo o território nacional em parceria pioneira com a DHL.
Para suprir as necessidades de pessoas que buscam produtos de entrada, o hub reinaugurou, em 2019, a Loja do Filmmaker, que fornece soluções de fotografia, vídeo e cinema com facilidades no pagamento, além de ser uma revenda autorizada de marcas como SmallRig, DJI, Canon, Sennheiser, Duracell e Sony.
Com uma linha de produtos que atende muito bem o mercado, e com o crescimento na demanda por streaming, a Loja do Filmmarker também percebeu um aumento exponencial em suas operações. Além disso, colaboradores, fornecedores e clientes que transitam direta ou indiretamente entre MovID Films, Mov Locadora e Loja do Filmmaker acabam por tecer uma rede de relações profissionais potencializada pelas principais redes sociais do momento: informação e conhecimento compartilhados por quem pensa e faz audiovisual.