Chamada de “Os Olhos de Bergman”, a exposição é focada em grandes closes nos olhos dos personagens de diversos filmes do cineasta sueco. O projeto foi idealizado por Tânia Buchmann

Ernst Ingmar Bergman, grande cineasta sueco, foi aclamado pela crítica e responsável por influenciar diversas gerações. Com obras como Persona, O Sétimo Selo, Gritos e Sussuos, Fanny e Alexander e Cenas de um Casamento, ele gravou seu nome na história da humanidade, criando obras com temas pesados e com grande apelo psicológico. Com uma história dessas, algumas pessoas ficaram fascinadas por Bergman e esse é o caso de Tânia Buchmann, que criou uma exposição fotográfica chamada “Os Olhos de Bergman”.

A mostra, que acaba de entrar em cartaz no Shopping Crystal, em Curitiba, é composta por 21 imagens. O trabalho é fruto de um estudo que envolveu quase 30 filmes dirigidos por Bergman e reúne fotos de grandes nomes do cinema mundial, entre eles a atriz Signe Hasso, estrela do filme Isso Não Pode Acontecer Aqui, de 1950. Tânia Buchmann, que supervisiona os cursos de Fotografia e Artes Visuais do Centro Europeu, fez um recorte nos olhares dos personagens para enfatizar as expressões nas cenas, criando assim sob a modalidade “fair use”, transformando totalmente a obra existente numa nova obra, por meio de uma visão diferenciada onde os recortes fotográficos prevalecem como uma grande homenagem, a qual tudo se resume ao estado da arte.

“Com este trabalho consegui registrar minha paixão pelas obras do grande Ingmar Bergman. Inicialmente, a ideia era utilizar uma imagem de cada filme, mas em alguns encontrei mais de uma cena original onde enquadrei as imagens a partir do meu olhar”, fala Tânia.

A exposição “Os Olhos de Bergman” ficará em cartaz no Espaço Itaú Cultural do Shopping Crystal, em Curitiba, até o dia 18 de julho. Os trabalhos podem ser visitados de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Mais informações nos sites www.shoppingcrystal.com.br e www.centroeuropeu.com.br.

Veja Também