Com mediação de Carlos Pereira Gonçalves, curso discute as obras de dois ícones do cinema nacional

Obras de Walter Salles e Karim Aïnouz são temas de curso online do Sesc Santo Amaro

Com mediação de Carlos Pereira Gonçalves, curso discute as obras de dois ícones do cinema nacional

Focado em dois grandes nomes do cinema brasileiro, o curso online “Vozes do Cinema Brasileiro: Walter Salles e Karim Aïnouz” integra a programação do Sesc Santo Amaro. Nesses tempos de pandemia, as atividades seguem nas redes sociais, além da instituição ter disponível um acervo de destaques com caráter multidisciplinar, audiovisual e textual, em continuidade aos projetos que a instituição vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses com múltiplas linguagens abordadas.

Expoentes de nossa cinematografia, Salles e Aïnouz têm em comum filmografias com um conteúdo de crítica social, além de uma aproximação com a linguagem documental e a criação de histórias ficcionais com personagens em deslocamento. No entanto, são oriundos de escolas e gerações distintas de cinema. O curso discute as obras dos cineastas, sintetizando a produção ficcional, abordagem e leitura fílmica em longa-metragem. A mediação é de Carlos Pereira Gonçalves.

Apresentações

Karim Aïnouz foi corroterista de Abril Despedaçado (2001), dirigido por Salles. Em premiações internacionais, cabe ressaltar o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim para Central do Brasil (também realizado por Salles, em 1998) e o prêmio Um Certain Regard no Festival de Cannes concedido ao longa A Vida Invisível (2019), assinado por Aïnouz.

Atuando como professor em Pós-Graduação do Senac e Belas Artes, o mediador Carlos Pereira Gonçalves é pós-doutorando em Meios e Processo Audiovisuais (ECA—USP), com estudo de recepção das séries brasileiras na plataforma de streaming Netflix e Doutor em Ciências Sociais – Antropologia (PUC-SP).

Apresentado em quatro partes, o curso objetiva traçar um panorama sobre os principais lançamentos dos diretores e suas visões na direção cinematográfica. Em Panorama biográfico (Walter Salles) e histórico. O cinema da retomada, anos 1990, os filmes em destaque são Terra Estrangeira (1995), Central do Brasil (1998) e Abril Despedaçado (2001). Já em A obra de Salles e o gênero de estrada. A questão da identidade cultural no Brasil, os longas discutidos são Diários de Motocicleta (2004) e Na Estrada (2012), enquanto em Perfil biográfico de Karim Aïnouz.

A fotografia de Walter Carvalho. A parceria com o cineasta Marcelo Gomes, os filmes em evidência são Madame Satã (2002), O Céu de Suely (2006) e Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo (2010). A última parte, Estilo e autoria em Aïnouz e Walter Salles, versa sobre a importância da linguagem documental para os dois cineastas.

Serviço:

CURSO: VOZES DO CINEMA BRASILEIRO: WALTER SALLES E KARIM AÏNOUZ – COM CARLOS PEREIRA GONÇALVES

Quando: de 8 de abril a 6 de maio, quintas (exceto 15/05)

Horário: 19h

Onde: Plataforma Zoom – Vagas Limitadas

Inscrições: a partir de 6 de abril, às 14h em inscricoes.sescsp.org.br

Classificação: 14 anos

You don't have permission to register