A série destaca a influência na obra dos artistas OSGEMEOS

Pinacoteca desvenda o universo do hip hop na série “Segredos”

Projeto é um desdobramento da popular exposição OSGEMEOS e já pode ser conferido no YouTube

O hip hop é uma das mais influentes vertentes da música dos últimos tempos, tendo se consolidado como uma predileta dos jovens não apenas nos EUA, mas no Brasil. Para quem aprecia o gênero, ou quer saber mais sobre ele, a Pinacoteca de São Paulo anuncia a série Segredos, um desdobramento da exposição OSGEMEOS: Segredos, que segue em cartaz até o dia 9 de agosto de 2021.

Os episódios da série destacam as principais influências na obra dos artistas OSGEMEOS, Gustavo e Otávio Pandolfo. “Gustavo e Otávio cresceram no bairro do Cambuci, na região central de São Paulo, e foram envolvidos pela cena hip hop local no início dos anos 1980, quando começaram a dançar break e a grafitar”, diz Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo. “Desde crianças, eram frequentadores do Largo São Bento, berço da difusão do movimento hip hop pelo país, e desdobraram essas influências em múltiplas linguagens artísticas que podem ser vistas na ampla exposição em cartaz na Pinacoteca de São Paulo e nos seus trabalhos pelo mundo”.

A série, que contou com patrocínio do Iguatemi São Paulo via Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), foi produzida pela Pinacoteca de São Paulo e realizada pelas produtoras Olhares Atentos, Bicho Produções, Porqueeu, Tilt e CORE Vinícius Colé assina a direção.

Participações especiais

Composta por quatro episódios de 20 minutos (que serão disponibilizados gratuitamente todas as quintas-feiras, às 20h, a partir do dia 10 de junho no canal do YouTube da Pinacoteca), Segredos convida o público a dar um mergulho na essência e nas perspectivas do hip hop produzido no País.

O objetivo da iniciativa, além de abordar o universo criativo de Gustavo e Otávio, é incentivar outros jovens a conhecerem e se aproximarem das manifestações artísticas de rua e encontrarem a própria identidade. Por essa razão, além do canal do YouTube da Pinacoteca de São Paulo, o material será divulgado junto à rede de professores e escolas estaduais e particulares.

Segundo os realizadores, o roteiro obedece à lógica de um passeio de trem por uma grande cidade, na qual cada parada apresenta ao público um fragmento do universo hip hop. Assistindo aos episódios, os espectadores poderão conferir entrevistas com artistas ligados ao movimento, incluindo MC’S, DJ’S, dançarinos de break dance e artistas do graffiti conduzidos pela dupla OSGEMEOS.

 Entre os convidados estão os DJ’S Erick Jay, DJ HUM, KL Jay, Lisa Bueno e Ninja, os dançarinos Alam Beat, B-boy Neguin, B-boy Pelezinho, B-Girl Fabi Girl, Nelson Triunfo e Ricardinho Electric Boogies e os artistas de graffiti Binho, Doze Green, Gueto, ISE, Pran, Soberana Ziza, Speto, Tinho, Venus, Vitché; MC’S: Bivolt, Edi Rock, Ice Blue, Jack e Thaíde.

“Desde o início, quando começamos a imaginar a exposição Segredos, nossa ideia era produzir uma série de entrevistas na qual fosse possível compartilhar a história de alguns dos principais expoentes da cultura Hip Hop nacional e internacional”, concluem Gustavo e Otávio. “Essa minissérie é um projeto superespecial nosso com a Pinacoteca de São Paulo. Uma viagem de “trem” ao tempo. Uma troca de aprendizados, histórias, vivências e descobertas”.

Sobre a exposição

A exposição que deu origem à série é uma das atividades culturais mais bem-sucedidas do momento. Tanto que a mostra, iniciada em outubro de 2020, já foi prorrogada duas vezes.

O evento ocupa dez espaços do museu, com mais de mil itens do rico imaginário dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. Em abril deste ano, um tour virtual foi lançado com foco no público que ainda não conseguiu ingressos e em pessoas de outros estados e países.

Mais informações:

https://www.pinacoteca.org.br

You don't have permission to register