Websérie “O Pau no Divã” analisa o comportamento dos homens
Criada por Felipe Barros, atração estreia no próximo dia 29 de junho no YouTube e no canal do Instagram do ator
Com cinco episódios, a websérie O Pau no Divã (criada e estrelada por Felipe Barros) estreia no dia 29 de junho, às 20h, no YouTube e no canal do Instagram do ator @fefobarros. Propondo um olhar analítico sobre sexualidade e masculinidade a partir do olhar de Potira Jandara (uma mulher à frente de seu tempo), a atração examina os comportamentos dos homens.
No processo de criação da série, Barros também participou de muitas chamadas de vídeo com amigos, que lhe trouxeram insights e incentivos para realizar a obra. Os episódios foram gravados ao longo de duas semanas, em fevereiro de 2021, no apartamento do diretor. A equipe reduzidíssima contava apenas com a fotógrafa Nathalia Souza (irmã do cineasta) e a maquiadora Isabella Pinguel.
Felipe Barros trabalha profissionalmente com teatro desde os 15 anos e tem no currículo mais de 20 espetáculos teatrais, incluindo Salomé, Vereda da Salvação, Noite de Reis e Boca de Ouro. Também participou das séries Zé do Caixão, Ainda 70 e Rio Heroes e, no cinema, atuou em mais de dez curtas metragens, incluindo os premiados RG, Valsa para Ronana e Passagem.
Projeto artístico e pessoal
Foi no início de 2019 que o diretor começou a idealizar a série, incialmente como um projeto artístico e pessoal. A ideia era investigar a própria masculinidade, assim como os conceitos e ideias que o fizeram ser o homem que é. Após uma temporada de vídeos no seu canal no Youtube, a vontade de criar e desenvolver uma nova linguagem audiovisual para continuar falando sobre os temas de suas pesquisas, fez Felipe buscar novas narrativas.
Aproveitando a finalização de um curso de roteiro, onde precisava desenvolver um projeto de conclusão, ele uniu suas pesquisas sobre o tema “Sexualidade e Masculinidade” com a vontade latente de atuar e produzir “Primeiramente como um canal para desabafo no Youtube, eu tinha a intenção de falar”, recorda o realizador.
“Falar sobre minhas pesquisas, o que estava sentindo, minhas dores, dúvidas, sobre uma nova visão de mundo, livre, saudável, ética e que passa exclusivamente por um novo entendimento sobre o papel do homem e como esse exerce sua masculinidade em uma sociedade que tenta a todo custo reprimir todo e qualquer papel feminino ou de quem tem a performance da feminilidade. Uma nova sociedade só é possível em equilíbrio. Masculino e Feminino caminhando juntos”.
O próprio Felipe se encarregou da produção, figurino e direção de arte da série, definidas algumas semanas antes das filmagens. O trabalho de construção dos personagens e preparação do ator ficou a cargo de Sergio Spina, assistente da preparadora de elenco Fatima Toledo.
Lembrando que, por meio de sua página no Instagram, Felipe promoverá interações com o público, interpretando a personagem Potira Jandara e ampliando o debate trazido através dos temas abordados em cada episódio. Cada sexta feira que antecede o episódio, Potira vai soltar alguns spoilers sobre os assuntos do episódio da semana.