Relatório da Shutterstock aponta as principais tendências criativas para 2022

Relatório da Shutterstock aponta as principais tendências criativas

Baseado em dados e em IA, levantamento identificou seis tendências que irão definir a expressão criativa

A Shutterstock divulgou seu relatório anual de tendências criativas para 2022. Baseado em dados e em IA, o relatório apresentado pela plataforma criativa líder global que oferece soluções completas, conteúdo de alta qualidade e ferramentas para marcas, negócios e empresas de mídia identificou as principais tendências que irão definir a expressão criativa e ampliar o desempenho das campanhas de marketing este ano.

“Quando analisamos mais de perto o que a comunidade global da Shutterstock está procurando, fica claro que 2022 será um ano definido por ultrapassar os limites tradicionais e explorar o desconhecido”, afirma Flo Lau, diretora de criação da Shutterstock. “Há uma sensação de desejo de viajar e um desejo de explorar o fantástico e o estranho, e as tendências deste ano capturaram exatamente isso”. Ainda segundo Lau, das paisagens áridas do deserto do Oeste aos reflexos de néon de um horizonte futurista, este ano promete testar os limites da nossa imaginação.

Novas experiências

Como consequência da pandemia, a noção de tempo das pessoas foi modificada. Segundo o levantamento da Shutterstock, a expectativa, em 2022, é que os criativos visualizem essa sensação abrangente de perder a noção do tempo e do espaço ao entrar em novos territórios e explorar novas possibilidades em seus materiais de marketing. À medida que os espaços virtuais aumentam em popularidade, o relatório deste ano coloca os usuários diretamente no metaverso por meio de uma experiência interativa aprimorada.

Coordenador de pós-graduação em Fotografia da Belas Artes, Guilherme Tosetto acredita que, hoje, as noções de tempo e espaço são completamente diferentes do que eram no passado recente. “Observar essas mudanças e registrá-las pela fotografia é fundamental para os profissionais que desejam se destacar nessa área tão competitiva”, prossegue Tosetto. “Novas experiências também exigem novos olhares, novos métodos e até mesmo novos equipamentos que nunca foram utilizados no campo da fotografia”.

Já Yuri Ornelas, Trend Scouter da C&A México, é da opinião de que é necessário encontrar uma maneira de dar a volta por cima e fazer as coisas diferentes. “Como criativos, temos a responsabilidade de reinterpretar ideias e essas tendências nos inspiram e nos ajudam em nossa tarefa de ir além do tradicional e buscar o desconhecido e novo”, afirma o profissional.

Reflexos da pandemia

Encabeçando a lista de tendências identificadas pelo relatório, “Fantástico (Século XIV)” é um reflexo do sucesso de atrações muito bem sucedidas feitas para a TV, como Game of Thrones e The Witcher. Ao que tudo indica, o interesse por temas relacionados à Idade Média continuará a aumentar. Palavras-chave como construção medieval (+6496%), escudo vintage (+2858%) e templários (+831%) tiveram um aumento drástico, à medida que criativos e profissionais de marketing voltam no tempo para revisitar um reino de drama e aventura. De acordo com dados da Shutterstock.AI, o conteúdo que recebe mais cliques inclui torres, taças e machados, sendo os castelos os mais populares.

Outra tendência é “O Macabro (Era Moderna)”, no qual se sobressaem elementos assustadores, como múmias egípcias (+6923%), monstros e feras (+3623%) e A Morte (+388%), não são apenas durante o Halloween. Os padrões de pesquisa mostram que os gêneros de terror e suspense estão voltando, com foco particular em futuros distópicos e pós-apocalípticos.

“Em Direção Ao Velho Oeste (Séculos XVIII a XIX)” indica uma maior busca pela “cultura cowboy”, ambientes do oeste selvagem e campos de pradarias, com pesquisas por cavalos selvagens, por exemplo, aumentando em 1961%. Imagens e vídeos com temas relativos ao faroeste estão subindo rapidamente nas listas de desejos de marketing, com os padrões que remetem aos nativos americanos das tibos Navajo crescendo 225% em popularidade no ano passado.

“Pé Na Estrada De Novo (Era Moderna)”, por sua vez, diz respeito ao forte desejo de viajar experimentado por muitas pessoas após os lockdowns. Os usuários procuram por bicicletas na estrada (+14911%), estradas de montanha (+5763%) e lugares remotos (+487%) em um esforço para explorar territórios desconhecidos e caminhos menos frequentados a partir do conforto das suas próprias casas. O conteúdo que recebe mais cliques inclui bagagens e serras em montanhas.

Outra tedência é “O Cyberpunk Não Morreu (Anos 2100)”. Em um mundo que está constantemente inovando e quebrando barreiras tecnológicas, os criativos estão se voltando para a estética de alta tecnologia, como paisagens urbanas noturnas, fundos com fractais (+2955%) e avatares de mulheres (+1503%) para acompanhar essas mudanças. O conteúdo que recebe mais cliques inclui tomadas elétricas, webcams e imagens com LED.

Por fim, “Saindo do Forno (Era Moderna)”, também reflete uma situação gerada pela pandemia, quando as pessoas se sentiram estimuladas a voltar à cozinha e encontrar inspiração em todos os cantos do planeta. As pesquisas por especialidades e ingredientes regionais como Porcini (+2.566%), Takoyaki (+2.024%) e Panna Cotta (+435%) estão em alta, à medida que criativos e profissionais de marketing buscam inspiração gastronômica perto e longe. O conteúdo que recebe mais engajamento inclui pretzels e cupcakes.

Brasil

A Shutterstock ainda discriminou o relatório de tendências, pela primeira vez, para alguns de nossos principais mercados: Brasil, França, Japão, EUA e Reino Unido. Esses relatórios nacionais destacam cada uma das três principais tendências futuras desses países, como “A Arte de Viver” no Japão e “Dragon (On and On)” nos EUA, utilizando nossa pesquisa local e dados de materiais acessados. Em nosso País, as tendências mais fortes incluem “Piratas à Espreita”, “Flora e Fauna” e “Coma, Beba e Seja Criativo” – sendo que as buscas têm aumentado através de palavras-chave como “navios pirata”, “animais de safari” e “queijo e vinho”.

Enquanto as tendências mundiais se voltam para cenários futurísticos, disruptivos e inovadores, no Brasil encontramos uma necessidade de olhar para o que é genuinamente nosso, a flora e fauna específica do País (um campo a ser explorado por fotógrafos que estão espalhados pelo território brasileiro, fazendo com que os destaques naturais locais, muitas vezes esquecidos, se tornem visíveis para todo o mundo por meio do compartilhamento dessas imagens).

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