Ruínas em movimento

Engenho dos Erasmos, em Santos, terá apresentações gratuitas que envolvem o público e contam aspectos históricos, ambientais e tecnológicos do local

Você sabe o que é video mapping?

Video mapping, também conhecido como mapeamento de vídeo ou projeção mapeada, é uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, como paredes com obstáculos, objetos, fachadas de prédios, entre outros. O espetáculo é criar dimensões extras, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos, como nos exemplos abaixo:

Apresentação no castelo mágico da Disney

Apresentação feita pela LG incluindo efeitos 3D

VANS com uma ação publicitária utilizando a técnica

Até um bolo de casamento fica mágico com o video mapping

A Universidade de São Paulo, seguindo esta tendência, inaugura em abril o espetáculo História, Luz e Som: Memórias de um Velho Engenho.

A atração consiste em uma projeção audiovisual mapeada (videomapping) de aspectos históricos do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos — mais antigo patrimônio histórico edificado do Brasil, localizado em Santos — em suas próprias ruínas. O show será sobre todas as estruturas e alvenarias aparentes do Engenho. A narrativa se inicia com paisagens urbanas atuais, contrastando com a trajetória histórica colonial do Engenho mostrada em seguida.

Referências às navegações portuguesas, às moendas de madeira dos primeiros engenhos e os trabalhadores que as operavam, além daquelas que remetem às tecnologias de produção de imagens, desde a xilogravura dos relatos quinhentistas impressos ao desenho digital das ruínas, compõem o repertório do projeto audiovisual.

“O projeto propicia usufruto artístico dos remanescentes arquitetônicos do Engenho e do sítio arqueológico que abriga as ruínas quinhentistas, promovendo este importante testemunho histórico e arqueológico junto à sociedade”, comenta a professora do Departamento de História da USP, Vera Amaral Ferlini, além de coordenadora do projeto e diretora do Engenho.

O evento de inauguração acontece para convidados em 27 de abril e a partir de maio serão oferecidas visitas gratuitas, sempre às 19h, sujeitas a cancelamento em caso de chuva. Serão oferecidas 40 vagas por sessão com inscrição prévia pelo telefone (13 3203-3901) ou pelo e-mail (ruinasengenho@usp.br).

Acesse o teaser do videomapping aqui.

Serviço:

Espetáculo “História, Luz e Som: Memórias de um Velho Engenho”

Onde | Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos 
| R. Alan Ciber Pinto, 96 - Vila São Jorge, Santos - SP

Agendamento | 13 3203-3901 ou ruinasengenho@usp.br

Serão oferecidas 40 vagas por sessão, que acontecerão sempre às
19h, podendo ser canceladas em caso de chuva.

Quanto | Gratuito

Mais informações | www.engenho.prceu.usp.br/