SCI-FI PARA SEMPRE

O CINUSP está com uma mostra de filmes SCI-FI dos anos 80. Além de grandes títulos consagrados do gênero, acontecerá uma maratona de Stranger Things

Até o dia 29 de setembro o CINUSP, cinema da USP, receberá a mostra SCI-FI: ANOS 80, com alguns dos filmes mais clássicos do gênero nesse período. A mostra inclui grandes sucessos de bilheteria de cineastas de peso, como James Cameron, Paul Verhoeven, John Carpenter e Ridley Scott, além de uma maratona especial da primeira temporada de Stranger Things, no último dia.

De difícil definição, o SCI-FI costumam ser híbridos, contendo muitas vezes elementos de comédia, fantasia, ação ou até mesmo terror. Entretanto existe um ponto em comum nas histórias: a presença de tecnologias que no mundo real são apenas especulações. Com essa característica o filme pode se passar em um futuro distante, ou até mesmo em uma realidade alternativa.

Apesar de lidar com coisas que não existem, muito do enredo está presente no nosso dia a dia, graças a essa ancoragem muitos autores aproveitaram para fazer análises críticas da sociedade, com analogias e referências. Exemplos disso são os filmes Brazil? O Filme, de Terry Gilliam e 1984, de Michael Radford, que criam visões distópicas do mundo.

A existência de vida extraterrestre também é tema de outros filmes, como O Segredo do Abismo, de James Cameron. Durante a Guerra Fria, uma equipe em missão para as profundezas do oceano encontra uma nova forma de vida. Já em Eles Vivem, um par de óculos achados por um trabalhador o acordam para o fato de que Aliens vivem entre os humanos, vigiando e controlando suas vidas.

Para mais informações, sobre horários, filmes e disponibilidade, basta entrar em: http://www.usp.br/cinusp/. Entrada FRANCA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here