Apoio à Criação: relatório de tendências criativas de marketing para 2020
Em seu nono relatório, Shutterstock aponta os estilos e tendências que devem predominar nas campanhas de marketing mundiais. No Brasil, um dos destaques será a cultura pop
Estilos de imagem, vídeo e música ganham destaque no Relatório Anual de Tendências Criativas da Shutterstock para 2020. É certo que o design e a cultura visual recebem influências globais e locais. Segundo a empresa eMarketer, o tempo médio diário gasto com vídeo ampliou 11% entre os usuários em 2018 e se tornou a atividade de mídia digital que mais cresce. Aliás, o grande consumo de mídia visual desafia as grandes marcas a acompanhar o compartilhamento de conteúdo atraente que chame a atenção do público-alvo.
O mais interessante é que o relatório da Shutterstock fornece informações baseadas em dados para marcas, profissionais de marketing e criativos, com o intuito de manter seu conteúdo atualizado e relevante e obter um melhor desempenho para suas campanhas de marketing. Confira as três principais tendências criativas.
Tendências criativas de marketing 2020
1 – Os loucos anos 2020
Um século após a década de 1920, o visual que definiu uma era está de volta – e no centro das atenções em todo o mundo. As pesquisas por “padrão dourado” aumentaram 4223% em relação ao ano anterior e “década de 20 retrô” teve um aumento de 189% em relação ao ano anterior.
2 – Ocultura
Crenças alternativas e milenares encantam as gerações Y, Z e alfa, mostrando um interesse renovado nos principais canais e nas redes de mídia social em particular. Os clientes estão pesquisando palavras-chave como “mágica” e “espiritual”, um aumento impressionante de 525% e 289%, respectivamente, no ano passado.
3 – Flores poderosas
A propensão é esquecer arranjos elegantes e displays delicados. Os visuais florais de amanhã são grandes, brilhantes e em plena floração. Os aumentos de 141% nas pesquisas por “paisagem de flores” e de 136% em “flor” tornam essa uma tendência vívida para o próximo ano.
Projetos criativos: busca de significados
“Os dados deste ano apontam para a busca de significado, felicidade e oportunidade em novos projetos criativos – características que podem refletir a incerteza em nosso clima e no próximo ano”, disse Lou Weiss, CMO da Shutterstock.
“A análise, baseada em dados de bilhões de pesquisas de palavras-chave feitas por profissionais de marketing, gerentes de mídia social, produtores de vídeo e designers, fornece uma visão das tendências criativas que esperamos envolver os consumidores em uma escala muito maior. Também serve como fonte de inspiração para nossos clientes e colaboradores à medida que desenvolvem projetos criativos em 2020.”
Marketing 2020 no Brasil
O relatório, além desses três diferenciais, também exibe os locais favoritos em 25 países ao redor do mundo, bem como cinco tendências em ascensão que devem ganhar força neste ano. No Brasil, a cultura pop promete dominar as referências criativas devido à subida do pop retrô. As tendências em ascensão variam de pilares de design, como “minimalismo em preto” e artes tradicionais, incluindo “pintura chinesa” para fotografias elegantes e visuais modernizados, como “vida na natureza” e fotografia esportiva.
Ainda, não apenas oferece coleções selecionadas manualmente para cada uma das tendências das imagens, vídeos e músicas da Shutterstock, mas também inclui imagens da Offset e da Shutterstock Editorial. Ele analisa os dados coletados ao longo de um período de 12 meses a partir de bilhões de pesquisas de clientes em busca de imagens, filmagens e conteúdo musical. Os dados, combinados com a análise do painel interno de inteligência visual da Shutterstock, identificam padrões e estilos que têm potencial para se destacar. À medida que os temas surgem, o painel determina as tendências que eles esperam comandar projetos criativos em 2020.