Novo documentário de Marcelo Machado

“A Ponte de Bambu” chega às plataformas digitais

Um dos destaques do Festival É Tudo Verdade, novo documentário A Ponte de Bambu, de Marcelo Machado (de Tropicália), pode ser assistido na Vivo Play, Net NOW e Oi Play

Dirigido por Marcelo Machado (autor dos documentários Tropicália, O Piano que Conversa e Com a Palavra Arnaldo Antunes) e um dos expoentes da 25ª edição do Festival É Tudo Verdade, A Ponte de Bambu já está disponível nas plataformas digitais Vivo Play, Net NOW, e Oi Play.

Distribuído pela Elo Company, com a coprodução da Globo Filmes e Globo News e apoio da Sabesp, o longa mergulha na história e cultura da China e propõe uma reflexão sobre como pretendemos lidar com o país dentro de seu novo protagonismo global.

Em sua nova produção, o realizador conta a experiência do jornalista Jayme Martins e de sua família na China.  Meio século atrás, eles chegaram a Beijing em um momento delicado, no qual o Brasil havia rompido relações diplomáticas com o país, e enfrentaram o isolamento e o radicalismo da Revolução Cultural.

Nasce uma superpotência

Em um segundo período, Jayme retorna à China como correspondente da imprensa brasileira enquanto suas filhas vão estudar na Universidade de Beijing.

Dessa posição privilegiada, presenciam as Manifestações pela democracia na Praça da Paz Celestial. Fazendo a ponte entre os dois países, a história da família é profundamente impactada pelos movimentos que levaram o país a se transformar em uma superpotência.

O diretor revela que as primeiras entrevistas para o longa foram gravadas ainda em 2014, apesar de o filme só estar estreando agora. Porém, ele acha que esse fator torna ainda mais relevante a experiência da família Martins.

“São aspectos fundamentais da história recente da China que a maioria de nós desconhece”, afirma o cineasta. “Uma introdução sob o ponto de vista doméstico sobre a presença chinesa em nosso cotidiano e sobre as possibilidades de trocas, cada vez mais constantes”.

Aposta no documental

Especializada em produção e distribuição audiovisual, a ELO Company foi criada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon. Atuando no setor há 15 anos, conta com uma estrutura completa de produção de conteúdo, distribuição de obras audiovisuais em todas as plataformas e vendas para o mercado nacional e internacional.

Já a associação entre a GloboNews e a Globo Filmes visa formar plateias para o documentário e aumentar o consumo dessas produções nas salas de cinema. O projeto completa sete anos em 2021 e a parceria estimula a criação de longas-metragens que, após a exibição nas salas de cinema, vão ao ar na emissora.

Ao longo desse período, os filmes foram vistos por mais de seis milhões de pessoas no canal por assinatura e o alcance médio das produções foi de 450 mil telespectadores por exibição.

You don't have permission to register