ACIDENTE EM GOIÂNIA É PONTO ALTO DE FESTIVAL

O maior acidente radioativo, fora de usinas, aconteceu em Goiânia. Esse ano o International Uranium Film Festival relembrará esse acidente através de filmes relacionados ao tema

Entre os dias 11 e 15 de outubro, na cidade de Berlim, a cidade de Goiânia estará no centro das atenções do maior festival de cinema do mundo dedicado a temática nuclear, o International Uranium Film Festival. No ano em que o acidente com o césio 137 em Goiânia completa 30 anos, haverá uma sessão especial dedicada a este acidente que é até hoje o maior acidente radioativo no mundo ocorrido fora de uma usina nuclear. A sessão contará com duas produções originais de Goiânia, “Algo do Fica” de Benedito Ferreira e “Rua 57, Número 60, Centro” de Michael Valim, além da co-produção Brasil/Suécia “Tem césio no meu sangue” de Lars Westman.

O Uranium Film Festival fez parte da mostra especial da 19ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica 2017 e agora com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás leva para Berlim o premiado cineasta Benedito Ferreira. “Algo do que Fica” reflete com grande sensibilidade artística a memória do acidente com o césio 137 de Goiânia. O filme coloca a produção atual goiana no centro da cinematografia mundial que estará em Berlim refletindo sobre a Era Atômica.

O Uranium Film Festival, festival de cinema que nasceu no Rio de Janeiro e chega agora pela sexta vez em Berlim, no maior centro cultural da capital alemã, o Kulturbrauerei em Prenzlauer Berg. Benedito Ferreira estará com mais 10 cineastas provenientes de várias partes da Alemanha, além do Japão, França, Inglaterra e Argélia. Também estará presente Odesson Alves Ferreira, porta-voz da Associação Vítimas do Césio 137 (AVCésio). No total, o festival exibirá 28 filmes de 8 países e realizará uma exposição fotográfica sobre o acidente com o césio 137 de Goiânia, baseada no acervo da AVCésio, do CPdoc Jornal do Brasil e da CNEN Comissão Nacional de Energia Nuclear.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here