ALUGAR EQUIPAMENTOS É UM BOM NEGÓCIO?

Alugar equipamentos de vídeo para um job pode trazer vantagens competitivas à sua empresa

Texto: Fernando Vitolo
Imagens: Divulgação

No Brasil, a tendência de compra de equipamentos ainda é grande. Mas isso está mudando e é fácil entender os motivos. A locação também pode fazer parte da cadeia produtiva, já que o importante é “usar” a tecnologia, principalmente com os benefícios “on-demand”. Com a alta do dólar, a locação se tornou muito atrativa.

É possível obter equipamentos na velocidade requerida por seus jobs. Em casos de demanda emergencial, a locação é a solução mais adequada, principalmente porque você se isenta do problema e conta com a garantia da empresa. É bem mais fácil contratar um serviço de locação do que adquirir ativos. O risco, a responsabilidade, o valor envolvido e a burocracia são menores.

Menos custos

Todos os equipamentos eletrônicos estão sujeitos a falhas. Nessa situação, a empresa locadora substitui o produto, eliminando custos de reparação. Ao alugar um equipamento você também se beneficia da manutenção, que fica por conta da locadora. E ainda fica tranquilo em relação ao seguro da peça. Sempre verifique se a empresa locadora tem seguro para os equipamentos. Em caso de roubo, normalmente, você terá que pagar uma franquia..

Ao adquirirmos uma câmera, por exemplo, sabemos que a tecnologia daquele equipamento estará obsoleta em pouco tempo, o que torna o trabalho menos competitivo. Já quando alugamos, sempre podemos trabalhar com os últimos lançamentos do mercado.

É difícil avaliar os custos reais da aquisição de equipamentos. Muitos são os estudos, mas de difícil aplicação, sendo considerados todos os custos ocultos envolvidos na aquisição de produtos de foto e vídeo. Na locação, a fatura do aluguel é o único elemento a ser contabilizado.

Além do mais, o aluguel libera capital para outras aplicações. Ao comprar equipamentos, há a necessidade de imobilização de capital. Com a locação não é preciso disponibilizar uma grande quantia, o que permite utilizar esse dinheiro em algo mais vantajoso para o negócio. Em tempos de crise “galopante”, esta é uma decisão que pode ser muito vantajosa.

Veja Também