FIQUE ATENTO AOS GASTOS DE SUA PRODUÇÃO

Para evitar custos desnecessários e não causar transtornos à produção deve-se considerar com cuidado os equipamentos de iluminação adequados a cada trabalho

Por Emerson Calvente Fotos Divulgação

Naturalmente, as produtoras solicitam aos diretores de fotografia a relação dos equipamentos necessários à produção de um vídeo ou filme. Inicialmente, esta é uma das responsabilidades do diretor de fotografia e de sua equipe.

Cálculos errados no dimensionamento dos equipamentos de iluminação podem causar uma série de problemas e prejuízos. Eventualmente, a equipe de produção “pressiona” a equipe de câmera, a fim de reduzir os custos com a realização.

Alguns diretores de fotografia são conhecidos (ou identificados) como “caros”, não por seus cachês, mas pelo custo das relações de equipamentos que solicitam. Se a equipe de produção providenciar todo o material solicitado e o diretor de fotografia não utilizá-los integralmente, haverá prejuízos desnecessários à produção.

Isso, talvez, prejudique o conceito profissional do diretor de fotografia perante as produtoras – e ele poderá ser requisitado com menor frequência em trabalhos futuros.

O contrário também deve ser considerado: a falta de equipamentos devido a uma solicitação incompleta poderá ser prejudicial à qualidade técnica e estética do projeto e, eventualmente, incorrerá em custos não previstos na pré-produção. Portanto, é necessário definir com a máxima precisão a quantidade e a potência dos refletores necessários. Obviamente, o mesmo vale para os acessórios e equipamentos de iluminação complementares (tripés, materiais elétricos, praticáveis etc.).

CHECK LIST

O check list é uma lista de verificação, ou uma relação detalhada e completa de todos os equipamentos necessários à produção. É recomendável que o diretor de fotografia tenha sempre à mão esta lista, mesmo antes de ser solicitado para algum trabalho. Melhor ainda se, na lista, houver o preço individual de cada equipamento e acessório.

Nos sites das locadoras, geralmente, há listas que podem ser utilizadas como check lists. Dificilmente haverá os preços. Eventualmente, a equipe de produção dispõe de uma verba limitada e definida. Assim, o diretor de fotografia deve fazer as suas escolhas considerando a verba disponível definida pela produção. Nesse momento, uma tabela de preços completa pode ser muito útil.

No Brasil, infelizmente, não é comum as locadoras disponibilizarem suas tabelas de preços. Porém, há algumas que trabalham como as locadoras estrangeiras e outras que, após algum tempo de relacionamento com a produtora, não criam dificuldades e disponibilizam suas tabelas.

Procure cadastrar sua produtora no maior número possível de locadoras de equipamentos. Mas considere que o processo de cadastramento e aprovação não é automático e imediato. É necessária a apresentação de documentos e informações que serão verificadas pelas locadoras. Logicamente, serão necessários alguns dias. Portanto, leve em conta esse tempo na etapa de pré-produção.

Alguns produtores novatos e inexperientes acreditam que basta ligar para a locadora e solicitar os equipamentos necessários. Lembre-se, sempre, de alertar o produtor para ele verificar se o cadastro da produtora está atualizado junto à locadora e se há aprovação para locação imediata.

SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO

Necessidades diferentes, orçamentos diferentes! Você observará que, dependendo das quantidades e do número de diárias necessárias, os orçamentos serão muito diferentes em uma mesma locadora.

Portanto, o diretor de fotografia deve ter uma tabela de preços “padrão” e caberá à equipe negociar os valores reais e finais com as locadoras. Evite solicitar orçamentos “genéricos”, não associados a nenhum trabalho ou job específico. Geralmente, as locadoras interpretam esta atitude como especulação de preços.

Evidentemente, inclua todos os equipamentos e acessórios requeridos, assim como as quantidades e o número de diárias e um cabeçalho bem visível, como o do exemplo hipotético a seguir:

Job: Vídeo Institucional.

Cliente: Paineira Alimentos Ltda.

Produtora: Vistamax Comunicação Ltda.

Data e horário da retirada dos equipamentos: 08/10/2009, às 08h00.

Data e horário da devolução dos equipamentos: 10/10/2009, às 18h00.

Total de diárias: 3 (três).

Procedendo de maneira organizada e transparente, logo as locadoras farão propostas de “pacotes” e descontos para cada job. Se você alugar sempre nos mesmos fornecedores, será ainda mais fácil negociar descontos e vantagens.

Bons negócios!

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here