EQUIPAMENTOS PARA ILUMINAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Muito se fala sobre técnicas de iluminação, principalmente quando se exerce um cargo de diretor de fotografia. Mas, quais os equipamentos necessários para uma boa iluminação de cenário?

 

Alguns tipos comuns de equipamentos usados em iluminação de vídeo ou fotografia.

18% Gray Card

Uma placa cinza que reflete 18% da luz que chega nela. Usada como referência para calibrar medidores de luz e ajustar a exposição.

 

Ballast

Um dispositivo usado para controlar a corrente elétrica em uma luz.

 

Consoles

Sistemas de hardware e software que controlam a luz. Operados pelo técnico de iluminação, os consoles coordenam a exibição de luzes em estúdios.

 

Light Meter

Uma ferramenta usada para media a luz e indicar o ajuste ideal de exposição. Também conhecido como medidor de exposição.

 

Reflector Board

Uma superfície refletiva especialmente projetada usada como fonte de luz secundária. A placa é leve e flexível, e normalmente dobrada para transporte em uma pequena bolsa.

 

Gels

Também conhecidos como gelatinas, são materiais colocados na frente de uma fonte de luz para alterar suas características, por exemplo, sua temperatura de cor ou dispersão.

 

Spectrometer

Um instrumento profissional que mede o espectro da luz. Tecnicamente falando, um espectrômetro analisa o espectro eletromagnético e mede a intensidade da radiação em função do comprimento de onda.

 

Stands & Clamps

Sistemas usados para manter as luzes em uma posição apropriada.

 

 

 

 

Veja Também