Estúdio bigBonsai produzirá documentário baseado no livro O Oráculo da Noite
Liderança criativa do documentário O Oráculo da Noite ficará nas mãos do cineasta Kevin Macdonald, autor de Munique 1972: Um Dia em Setembro
Os sonhos estão entre os temas que mais fascinam a Humanidade. Objetos de análises e questionamentos, eles inspiraram estudos, teorias, filmes e livros. Entre estes, destaca-se a obra O Oráculo da Noite: A História e a Ciência do Sonho, de Sidarta Ribeiro, que investiga as origens e a evolução do sonho e apresenta uma nova visão sobre a importância do sonhar para a saúde humana.
O estúdio bigBonsai adquiriu os direitos do livro e se prepara para adaptá-lo ao formato audiovisual. A proposta é realizar um documentário inspirado em O Oráculo da Noite, que contará com a participação do diretor Kevin Macdonald e de sua equipe. O cineasta – vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 1999 (por Munique 1972: Um Dia em Setembro) – será o encarregado da liderança criativa do projeto.
Parceria produtiva
Além de Kevin, a equipe de desenvolvimento conta com Felipe Briso, sócio e diretor criativo da bigBonsai, e Fabiana Werneck, historiadora, editora e roteirista. “Nosso núcleo criativo surgiu para tratar de questões contemporâneas da sociedade, propondo novas percepções e paradigmas que se originaram a partir de fatos”, afirma Briso. “Por isso, será um prazer trabalhar com Kevin no documentário sobre o livro do Sidarta Ribeiro, que se encaixa perfeitamente em nossa proposta de tratar de assuntos atuais e necessários”.
Esta não é a primeira parceria entre o estúdio e o diretor Macdonald. No passado, a produtora foi responsável por uma mostra sobre suas obras realizada no Brasil (na época, Macdonald ministrou masterclasses sobre direção de documentários e filmes de ficção). Além disso, a bigBonsai teve aprovada uma carteira de projetos de um dos mais disputados editais do Fundo Setorial do Audiovisual, o Prodav 03/2017, cujo intuito é fomentar a reunião de profissionais de roteiro sob a direção de um líder criativo.
Sob mentoria de Macdonald, o núcleo do estúdio BigBonsai possui um total de cinco projetos: três séries documentais (além de O Oráculo da Noite, estão na lista Narrativas Femininas e Reprodução Assistida), um longa documental (O Último Homem) e um longa de ficção (50 Dias). Quanto a Macdonald, a diversidade é um traço distintivo de sua trajetória, marcada por trabalhos muito plurais. “Sou movido pela curiosidade”, diz o cineasta. “Filmo com astros e estrelas e, depois, volto às pessoas comuns, que são gente como a gente. Gosto de fazer uma ficção, trabalhando com todos aqueles segmentos e profissionais, mas depois sinto necessidade de fazer um documentário, tentando encontrar, por meio das pessoas e da situação em que vivem, histórias que valham a pena contar”.